.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-10-20

 

Perspectivas do Turismo em 2030

Para a Organização Mundial do Turismo, uma agência das Nações Unidas, com sede em Madrid, as chegadas de turistas internacionais serão em 2030 de 1,8 mil milhões. Um valor impressionante e que corresponde a duplicar o número de turistas, desde hoje até 2030.

Este valor consta de um estudo prospectivo muito recente, apresentado na reunião da Assembleia Geral da OMT que decorreu em Gyeongiu, República da Coreia de 8-14 de Outubro de 2011.

O estudo constata que, no próximo ano, as chegadas de turistas internacionais ultrapassarão os mil milhões contra 940 milhões em 2011.

Para se chegar aos 1,8 mil milhões de turistas internacionais em 2030 terá de acontecer que, em média, nos próximos 20 anos, em cada dia 5 milhões de turistas atravessam as fronteiras internacionais dos países, pelas razões mais diversas: lazer, negócios ou ainda visitas a amigos e familiares.

A dinâmica de turistas no mundo dar-se-á de forma muito desigual, sendo os destinos das economias emergentes as de maior crescimento (4,4%/ano) contra 2,2% nas economias avançadas.

Nos próximos 20 anos, uma parte importante das chegadas serão provenientes dos países da Ásia e do Pacífico com um crescimento anual de 5% equivalendo a 17 milhões de chegadas internacionais suplementares por ano.

O esforço de captação do turismo português tem de ter em conta estes sinais de evolução.

Haverá toda a conveniência em começar a prospectar estas zonas emissoras de turismo, designadamente tendo em conta os resorts e o turismo residencial em lançamento no País.

Para isso, há que ganhar prestígio na excelência de qualidade.

O turismo de qualidade e de excelência constitui uma boa aposta na superação da crise, pois é um sector exportador por excelência e grande empregador cada vez mais exigente em termos de qualificação.


Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?