.comment-link {margin-left:.6em;}

2013-01-11

 

Um pouco de mansinho... Passos/Portas estão a levar-nos à certa

Ontem vi a Quadratura do Circulo. Gostei de Pacheco Pereira e de António Costa. Estavam muito bem preparados, tinham estudado o relatório do FMI e descreveram, cada um a seu modo, as implicações da sua aplicação ao país. Lobo Xavier é um caso à parte. Apesar de habilidoso cada vez consegue disfarçar menos por onde torce e aonde pretende chegar. É o papel dele.

António Costa e Pacheco Pereira também sabemos onde correm, mas há algo de fundo que os separa de Lobo Xavier, nomeadamente Pacheco Pereira que se situa em áreas políticas próximas de Lobo Xavier. É no campo dos princípios. Há duas ou três "traves" de cariz social/cidadania que Pacheco tem bem arreigadas e por conseguinte olha e analisa o relatório por um padrão completamente diferente de Lobo Xavier que tentou a dada altura defender que o relatório era de cariz técnico. Pacheco Pereira e António Costa desmantelaram esse argumento demonstrando que essa leitura não tinha cabimento, porque o FMI produziu um documento essencialmente ideológico. Na realidade trata-se de um relatório que tem subjacente a defesa da construção de um Estado Mínimo, ou seja, o Estado Social mesmo em situação muito aquém do que existe na Europa é para desmantelar em Portugal. Lobo Xavier muito contrafeito, sem argumento para contrapor tentou insinuar que não queria acreditar que o governo não tivesse outros relatórios mais genéricos de enquadramento para a reforma do Estado. Habilidades!!

Mas depois de muita discussão, a conclusão (Pacheco/Costa) é a de que o relatório com a chancela do FMI é do governo. Houve até quem dissesse que aquele seria o programa que o governo gostaria de ter apresentado quando foi empossado, mas não soube ou não teve coragem.

E o mais grave é que nem hoje tem. Refugia-se nas costas do FMI para ir atirando alguma lama a ver se pega. O objectivo é mesmo esse. Ver se algumas medidas pegam.

Etiquetas: , ,


Comments:
Afinal Lobo Xavier agiu já feito com Passos Coelho. O que disse ontem veio Passos dizer hoje
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?