.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-12-30

 

[1891] A Sede da Pide, o "Paço do Duque" a Placa e o Memorial















Vai por aí, na blogosfera que se interessa pela preservação da Memória da luta contra a ditadura fascista grande movimentação. A coisa esturrou com a Placa. Tiraram a placa. Que voltavam a meter após os trabalhos. Bom, esqueceram-se. Protestos. Carta do NAM à Administração do dono do prédio onde funcionava a sede da PIDE/DGS agora travestido de "Paço do Duque". Seguiram-se os protestos  nos Caminhos da Memória, (onde também postei lá mais para baixo) no Facebook ontem andava perto dos 500 aderentes à Causa "Ponham a placa no seu lugar" e uma correria de emails espontâneos para (gef@gef.pt).
Não vale a pena repetir. Está tudo aqui (tudo não, porque os protestos correm por muitos mais blogs) por exemplo por aqui ou aqui.

Etiquetas: , ,


2009-12-26

 

[1889] A placa voltou à ex-sede da PIDE mas...


A placa evocativa do assassinato pela PIDE/DGS, no dia 25 de Abril de 1974, de quatro jovens que participavam numa manifestação espontânea da população contra a polícia política da ditadura fascista desapareceu do edifício do condomínio privado de luxo implantado no antiga sede da PIDE na Rua António Maria Cardoso ao Chiado em Lisboa.
O Movimento Não Apaguem a Memória - NAM protestou junto do promotor imobiliário no início de Dezembro e a placa foi recolocada na fachada do edifício mas... "escondida". Colocada baixinho de modo que fica tapada pelos automóveis ali estacionados. O NAM irá seguramente exigir a reposição no local de origem.

A promoção dos luxuosos apartamentos, no site do Paço do Duque evoca o passado longínquo de palácio da nobreza, local de festas de duques e princesas. Mas os futuros habitantes do condomínio arriscam-se a conviver menos com o tilintar dos cristais e o roçagar das sedas de duquesas e viscondesas do século XVII e mais com os gritos de horror dos portugueses torturados pelo regime de Salazar e Caetano no século XX .

Está tudo explicado aqui no MEMÓRIAS com links para maior desenvolvimento nos CAMINHOS DA MEMÓRIA.

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?