.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-12-26

 

[1889] A placa voltou à ex-sede da PIDE mas...


A placa evocativa do assassinato pela PIDE/DGS, no dia 25 de Abril de 1974, de quatro jovens que participavam numa manifestação espontânea da população contra a polícia política da ditadura fascista desapareceu do edifício do condomínio privado de luxo implantado no antiga sede da PIDE na Rua António Maria Cardoso ao Chiado em Lisboa.
O Movimento Não Apaguem a Memória - NAM protestou junto do promotor imobiliário no início de Dezembro e a placa foi recolocada na fachada do edifício mas... "escondida". Colocada baixinho de modo que fica tapada pelos automóveis ali estacionados. O NAM irá seguramente exigir a reposição no local de origem.

A promoção dos luxuosos apartamentos, no site do Paço do Duque evoca o passado longínquo de palácio da nobreza, local de festas de duques e princesas. Mas os futuros habitantes do condomínio arriscam-se a conviver menos com o tilintar dos cristais e o roçagar das sedas de duquesas e viscondesas do século XVII e mais com os gritos de horror dos portugueses torturados pelo regime de Salazar e Caetano no século XX .

Está tudo explicado aqui no MEMÓRIAS com links para maior desenvolvimento nos CAMINHOS DA MEMÓRIA.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?