2010-04-27
Memória
No dia 25 de Abril de 2010, o Movimento Não Apaguem a Memória! - NAM em parceria com a CML, inaugurou uma placa indicativa do lugar onde funcionou a sede da PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso em Lisboa. Como se sabe o Estado alheou do dever de preservar a memória e de criar alí um núcleo museológico, como sucede por toda essa Europa em situações similares ligadas com a 2ª Guerra mundial, o nazismo, o fascismo. Sem vestígios de memória o negócio do imobiliário criou ali uma urbanização privada de luxo.
Pretendemos no local criar um memorial às vitímas da PIDE. Objectivo incluído no protocolo assinado com a CML em 25 de Abril de 2009. Outro objectivo constante desse protocolo uma exposição "A Voz das Vítimas" (Cooperação do NAM com Fundação Mário Soares e Instituto de História Contemporânea da UNL, e apoio da Comissão das Comemorações do Centenário da República) na antiga cadeia do Aljube, em frente da Sé de Lisboa, será inaugurada em Outubro deste ano. Também está em marcha outro objectivo desse protocolo a criação, após esta exposição, de um museu da luta pela liberdade sob a tutela da CML no edifício da antiga cadeia do ALjube resultado da cooperação entre o NAM, o então ministro da Justiça Alberto Costa (ex-preso político no Aljube) que desocupou o edifício e o presidente da CML, António Costa.
Etiquetas: CML, NAM, PIDE/DGS, Tegarrinha
2009-12-26
[1889] A placa voltou à ex-sede da PIDE mas...
A placa evocativa do assassinato pela PIDE/DGS, no dia 25 de Abril de 1974, de quatro jovens que participavam numa manifestação espontânea da população contra a polícia política da ditadura fascista desapareceu do edifício do condomínio privado de luxo implantado no antiga sede da PIDE na Rua António Maria Cardoso ao Chiado em Lisboa.
O Movimento Não Apaguem a Memória - NAM protestou junto do promotor imobiliário no início de Dezembro e a placa foi recolocada na fachada do edifício mas... "escondida". Colocada baixinho de modo que fica tapada pelos automóveis ali estacionados. O NAM irá seguramente exigir a reposição no local de origem.
A promoção dos luxuosos apartamentos, no site do Paço do Duque evoca o passado longínquo de palácio da nobreza, local de festas de duques e princesas. Mas os futuros habitantes do condomínio arriscam-se a conviver menos com o tilintar dos cristais e o roçagar das sedas de duquesas e viscondesas do século XVII e mais com os gritos de horror dos portugueses torturados pelo regime de Salazar e Caetano no século XX .
Está tudo explicado aqui no MEMÓRIAS com links para maior desenvolvimento nos CAMINHOS DA MEMÓRIA.
Etiquetas: NAM, Placa, Sede da PIDE




