2009-01-19
José Sócrates joga na maioria absoluta
A proposta integra algumas ideias interessantes: 12 anos de escolaridade obrigatória, regionalização, casamentos gay, alívio da carga fiscal à classe média, ou dito de outra forma, promoção do aumento do poder de compra da classe média e um combate aos "offshores".
Sobre os offshores, gostaria de colocar a questão da Madeira.
Poderá ter alguma razão, na medida em que se regula pela legislação da UE e a regulação compete ao Banco de Portugal (BP).
Mas no CINM há uma componente forte de offshore, na medida em que a SDM se limita a alocar espaço no caso da Zona Franca Industrial na zona territorial que lhe está afecta no Caniçal e nas outras componentes (serviços e banca) a cobrar um montante pelo direito de se registarem no CINM, a maioria das vezes em escritórios de advogados e ou em pequenos escritórios alugados porque empregos quase não criam, em contrapartida das isenções ou reduções de vários impostos. Neste domínio, pouco diverge dos paraísos fiscais.
Não sou contra o CINM (com uma regulação séria para se evitar ou reduzir indícios de branqueamento de capitais de que a imprensa internacional tem feito eco), embora a forma de gestão consentida só tenha vindo a beneficiar os sócios privados. Nem as finanças do governo regional têm sido alimentadas com os seus elevados lucros ao longo do tempo.
Esta é uma preocupação que tenho como madeirense, mas não deixa de ser uma questão nacional.
A SDM é pertença do Governo Regional (cerca de 25%) e do grupo Pestana, havendo contudo uma pequena % de sócios privados, cerca de 7%, cuja denominação se desconhece. Há quem refira, na região, que são sócios sedeados em paraísos fiscais.
Quanto aos "investimentos" do CINM (serviços e banca), a lei não é definidora, havendo de facto empresas que usufruem das regalias da baixa de impostos, sedeadas em escritórios de advogados, não gerando qualquer posto de trabalho.
João Abel de freitas
Nessa entrevista, classifica de "Gigantesca operação de ocultação" "a atitude do Executivo socialista ao esconder a actual crise dos portugueses". Madre mia!
João Abel de Freitas
Mais umas ferroadelas a quem tem uma opinião não concordante acerca do lamaçal desta governação.
Pois acabando com os OFFSHORES aonde o PS vai buscar dinheiro para as suas campanhas eleitorais? porque agora o DR: Contancio e outros já não pode ir buscar a guita aos amigos Alemães.
<< Home