.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-03-27

 

[1958] Vitória do laicismo nas legislativas do Iraque

Iyad Allaoui (à esquerda), na oposição, venceu as eleições legislativas no Iraque contra todas as espectativas que davam o actual líder do Governo Nouri al-Maliki como o grande favorito. Numa assembleia com 325 lugares Allaoui obteve 91 deputados, Mallki 89 e a Aliança Iraquiana Unida dos xiitas religiosos da qual Maliki se tinha separado e fora a grande vencedora em 2005, ficou em terceiro lugar com 70 lugares.
A grande novidade é que Allaoui apesar de xiita, ao contrário de Maliki e da Aliança Iraquiana Unida defende o estado laico. Por isso teve o apoio maciço dos sunitas que assim voltam a ter representação política e a poder ter um papel institucional.
O partido do governo derrotado não quer reconhecer os resultados mas os observadores internacionais e especialmente os Estados Unidos consideram os resultados limpos e válidos.
Alloui apesar de garantir que " abrirá o seu coração a todas as forças políticas e a todos os que queiram reconstruir o Iraque" vai necessitar de grande habilidade para criar uma coligação que garanta um governo estável. [link]  

Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?