.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-07-13

 

Nuvens pairam sobre a Zona Franca da Madeira

A Zona Franca da Madeira, ou como as entidades da Região lhe chamam, com mais propriedade, o Centro Internacional de Negócios da Madeira-CINM, tem sido alvo recente de alguma polémica, entre o Governo da República e o Governo Regional.

Esta polémica assenta ou parece assentar apenas no facto do Ministério das Finanças ter decidido cancelar o processo negocial aberto em 2009 entre Portugal e a UE, sobre a reavaliação do regime fiscal do CINM.

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, concessionária do CINM, foi a primeira a reagir e a abrir as hostilidades com a posição assumida pelo Ministério das Finanças.

Há várias dúvidas sobre este desfecho. Oficialmente do lado das Finanças disse-se que não fazia sentido estar a negociar um regime mais favorável em tempo de crise.

À partida poder-se-ia compreender esta lógica de raciocínio, designadmente se do lado da UE houvesse grande pressão neste sentido. Há aqui algumas nuvens. Terá sido isto ou outra coisa que aconteceu?

Por outro lado também, houve a sensação de que tinha havido entendimento sobre este procedimento entre Sócrates e Alberto João (o encontro no aeroporto da Madeira). Olhando para afirmações recentes surgem também aqui mais nuvens.

Mas as nuvens ainda mais se adensam quando começa a transparecer em alguns meios de que terá havido tentativas de influências paralelas "dipomacia paralela" junto de Bruxelas por entidades/pessoas ligadas à praça "financeira" madeirense, o que pode ter desagradado o MF.

Etiquetas: , ,


Comments:
Quando é que alguém diz e escreve que a Zona Franca é negócio do grupo Pestana e não da REGIÃO?
 
Mas quem manda na Zona Franca?

Pelos acontecimentos e pela evolução do passado, o governo de Jardim não manda, mas é mandado por Francisco Costa.
A.Melo
 
Confusão. O Diário de Notícias da Madeira veio baralhar ainda mais a situação.

Ponham cá fora os documentos todos para se analisar onde está a razão. Porque como diz o autor as nuvens são muitas e densas. Acrescento piores que as do vulcão islandês.
 
ALGUM JORNALISTA, ALGUMA VEZ, QUESTIONOU O GRUPO PESTANA SOBRE ESTE NEGOCIO DO CINM? AFINAL, ELE É O GRANDE ACCIONISTA, MAIORITÁRIO, DA ZONA FRANCA DA MADEIRA ATRAVES DA SDM, SOCIEDADE GESTORA, 75%. POR QUE SERÁ TANTO SILENCIO? POR QUE SERÁ QUE O DIARIO DE NOTICIAS DA MADEIRA NÃO LEVANTA ESTA QUESTÃO?

FREE PRESS
 
Alguém que perceba um pouco da poda acredita alguma vez que a Zona Franca funcione como um instrumento de competitividade da economia da Madeira, como tenta fazer passar essa ideia o Secretário Regional Ventura Garcês?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?