.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-08-24

 

E agora Líbia?

Com o apoio de todos os poderosos do mundo, Nato à cabeça, a Líbia de Kadhafi está prestes a cair. Ainda não caiu, o que revela que os poderosos não são assim todo poderosos, mas vai cair, horas, dias...

O que me assusta é depois.

Tenho acompanhado os escritos de Luís Naves no DN, aliás muito arguto na análise da situação. Tenho lido o Le Monde e a sensação que me fica é que após a tomada do poder, a Líbia se vai esboroar. Nada me garante que não se sai de uma guerra contra Kadhafi para entrar numa guerra civil de tipo tribal.

Como toda a gente sabe a Líbia é o país mais tribal sobre a terra, com alguma pacificação com Kadhafi. Mas já se antevêem mudanças nesta situação. Tripoli está a ser tomada por guerrilheiros de tribos que pouco têm a ver com o quartel general dos "rebeldes".

E o que farão os senhores poderosos do Mundo? Que lado, lados vão agora apoiar? Certamente o lado do petróleo. Mas?...

Etiquetas: , , ,


Comments:
Sem petroleo quem se interessava pala Libia de Kadhafi? Sem petroleo que se interessa pelo mundo árabe? Parece que sem petroleo não há....moralistas. O estranho é que os srs. do Mundo apoiem " rebeldes ". (nem lhes chamam nacionalistas)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?