.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-07-31

 

O caso Freeport

É difícil dizer algo de razoável sobre este processo.

É tão mau, tão mau ... que deixou os mecanismos da justiça de rastos e sob suspeita máxima.

Será muito difícil, sem uma reviravolta profunda de tudo, alguma vez um "ser que pense" ter um mínimo de respeito pelo Ministério Público que foi o corpo que se afundou completamente.

Não acredito nos resultados do inquérito do Sr. Procurador. Até já se viu o Sindicato a apressar-se numa tomada de posição quando deveria ser prudente.

O relatório dos 2 Magistrados só indicia a politização subjacente em todo o percurso deste processo.

Paz à sua alma!!

2010-07-30

 

Processo Casa Pia vai dar em escândalo?

Estes adiamentos sucessivos, com a melhor das intenções certamente, poderão ajudar a camuflar algo que se está a tramar.

Diz alguma comunicação social e parece-me que, de forma não inocente, que o processo Casa Pia pode ser anulado por vícios legais.

Se tal acontecer será um escândalo sem limites e quase diria sem fronteiras.

Da justiça portuguesa já se espera tudo, sobretudo quando se trata de casos de gente com dinheiro ou com influência. Diga-se o que se quiser: Não é a justiça .... mas. Não é a PJ... mas. Não é a investigação, nem o Ministério Público ...mas. Não são os Juízes ... mas. Enfim, um mas ... que é tudo.

É evidente. Aqui, o mas ... é muita gente interessada neste desfecho.

Será que não há mesmo "alguém" a trabalhar para esta solução, de forma organizada?

Cheira tudo muito a esturro.


Etiquetas: ,


2010-07-29

 

Voltando ainda à VIVO

A comunicação social diz-nos que a venda agradou a toda a gente. Todos os interesses forma salvaguardados. Continuo a pensar que agradou sobretudo aos privados. De positivo, há a participação na OI e a saída da Telefónica da Gestão da PT.

O Governo Português, como se ouviu, também ficou radiante, nomeadamente o Primeiro Ministro que, ao agilizar a Golden Share, correu sérios riscos de insucesso.

Não vamos ensaiar cenários de insucesso. A venda fez-se. A PT desenvencilhou-se de um parceiro incómodo, a Telefónica.

Mas deste processo é de retirar algumas ideias/conclusões.

Primeira, será que o Governo, embora actuando bem, soube justificar a sua decisão? Estou a questionar se as razões anunciadas foram as melhores. Parece que o Governo actuou sobretudo para ganhar tempo e certamente com algum conhecimento em relação à OI e também à Telefónica, Tudo isto pelas relações de José Sócrates com Lula e Zapatero.

Segunda, há a questionar, face aos resultados, a reacção dos privados que, na AG, votaram pela venda e sobretudo o que disseram da actuação do governo.

Terceira, será que a dupla Granadeira/Bava tiveram de facto uma condução exemplar do processo? Uma estratégia exemplar?

Quarta e, a mais importante, não será de definir uma nova forma do governo intervir na meia dúzia de empresas que, de facto, são estratégicas para a economia do País? Porque essa ideia de "centros decisão em Portugal" já demonstrou em vários casos que não funciona.

Etiquetas: ,


2010-07-28

 

A venda da VIVO

É um bom negócio para os accionistas privados, porque embolsaram mais umas centenas de milhões de euros. E, nesse aspecto, têm de agradecer ao Governo ter accionado a Golden Share.

Era tamanha a sofreguidão pelos milhares de milhões da venda da VIVO que se precipitaram demasiado, quando o governo accionou a Golden Share, mostrando mais uma vez que a "história" dos centros de decisão em Portugal, nas mãos de privados, é um bluff.

Aliás, não seria preciso este acontecimento para esta conclusão.

Por conseguinte, os interesses estratégicos do País em sectores chave só mesmo quando o Estado domina os instrumentos de acção, ou seja, o capital necessário da decisão.

Por outro lado, a PT continua no Brasil com a participação adquirida na OI, negociada no tempo que decorreu entre o accionar da Golden Share e agora.

De qualquer modo, José Sócrates, face à intervenção que teve antes, deve explicar esta operação.

400 milhões a mais de euros "compram" o interesse estratégico de Portugal na VIVO?

Compreendo a operação, até pelas dificuldades várias em manter a posição de Portugal e da PT, inclusive do lado comunitário, mas é preciso explicar muito detalhadamente esta venda e a participação na OI.

Etiquetas: ,


2010-07-27

 

razões para a demissão do Governo

O País está numa situação complexa em que ninguém vai à luta de forma séria e aberta.

O PS mostra ou tenta mostrar que não deve deixar o poder por que a crise assim o exige. Este grande número, sincero ou não, não colhe, por que não governa segundo o seu programa. Apenas vai fazendo o que a AR deixa fazer, o que equivale a não governar. E sem governação, bem ou mal, nada feito.

O PSD sabe que ainda não reuniu as condições para chegar ao Poder e sobretudo que nada deve fazer para nos próximos tempos, prejudicar a candidatura de Cavaco Silva.

Os outros partidos andam a ver as melhores formas para amealhar alguns pontinhos a quando das eleições.

A postura do PS, na minha perspectiva, não serve o País.

O PS não consegue governar, pois tem sido a AR a impor as regras da governação. Neste contexto, só lhe resta uma saída demitir-se. O país ganharia com esta postura por várias razões. Dificultaria a vida a Cavaco Silva e demonstraria que não está apegado ao poder. Sócrates demitindo-se deveria apresentar-se de novo a disputar o poder em novas eleições.

Esta situação ajudaria a clarificar uma situação que como diria Guterres está muito pantanosa.

A diferença é que Sócrates não se demitia de concorrer. Este processo ajudaria a clarificar a situação do País, situação que nada favorece a recuperação económica.

2010-07-26

 

Ontem foi mesmo o dia de Jaime Ramos

Em novo local, baptizado de Chão da Lagoa, pelo que a comunicação social informou, coube a Jaime Ramos os ataques aos políticos nacionais, designadamente ao Governo da República com mimos especiais para Teixeira dos Santos, "o pior ministro das Finanças" da Europa, como o designou.

Alberto João Jardim foi mais soft. Falou da solidariedade do Governo Central à população da Madeira pelo 20 de Fevereiro, dizendo porém não esquecer o passado sobre a Lei das Finanças Regionais. As suas baterias foram apontadas numa outra direcção, contra o projecto de reforma constitucional de Pedro Passos Coelho. E Alberto João Jardim tem razão em muito do que diz estar contra. E ou muito me engano ou Passos Coelho vai ter de recuar em pontos chave que Jardim contesta.

Não faz sentido oferecer "meio TGV", como simbolicamente já aqui escrevi, à Madeira e Açores.

Um representante da República repartido entre as duas regiões é uma das anomalias do projecto que para as Regiões Autónomas tem significado especial negativo. É de quem anda a léguas da realidade. Acabe-se com essa figura, que há muito já devia ter sido extinta, como os governadores civis aqui no Continente.

Etiquetas: , ,


2010-07-25

 

Hoje é o dia, por excelência, de Jaime Ramos

Muitos madeirenses sobem hoje ao planalto em romaria "sacra-pagã" onde a seguir ao almoço costumam prestar alguma atenção a Alberto João e Jaime Ramos, que distribuem entre si as intervenções mais picantes e geralmente de baixo teor contra os políticos da República.

É uma tradição que certamente vão "honrar" este ano em local de estreia.

O Chão da Lagoa conserva o nome, apesar da mudança de local, mas já é hábito, pois a sede do Governo Regional embora em local antes denominado Quinta das Angústias passou a designar-se Quinta Vigia.

Estes "baptismos", de alguma leviandade, encaixam-se bem na mentalidade dos actuais governantes regionais do PSD: Pôr e dispôr, a seu belo prazer, é mesmo uma característica própria.

Após ter lido "o Rei da Madeira" só confirmei o que pensava de Alberto João. É um político muito previsível. Só muda os actores, a estratégia de guerrilha é a mesma e precisa de a criar para subsistir e foi isso que sempre fez, alegando as razões mais diversas, sendo a única e fundamental razão trabalhar para a sua subsistência como político, embora fazendo passar para a população que a Madeira está acima de tudo. Isto em nada significa que não lhe reconheça qualidades como a persistência.

E este ano quem vai ser "o bobo" da festa» Certamente o ministro Teixeira dos Santos, devido à questão do Centro Internacional de Negócios da Madeira - CINM. pois em José Sócrates não é ainda tempo de malhar para usar a linguagem do Ministro Augusto Santos Silva.

Etiquetas: ,


2010-07-24

 

Tecido anti- sujidade em breve

Em breve estarão no mercado, fruto da investigação portuguesa, vários produtos anti-sujidade.

Em Famalicão, no Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI) foram concebidos tecidos que resistem aos efeitos do café, vinho, azeite, etc, e que, por isso, podem ter aplicação na produção de toalhas de mesa, guardanapos e até interruptores de iluminação. Têm ainda uma outra vantagem. São feitos com substâncias amigas do ambiente. Quem nos diz que não poderão ter outras aplicações como em teclados vários que sujam com muita rapidez?

É de realçar que este é um caminho promissor para certos sectores da economia portuguesa entre eles o têxtil e o calçado.

É ainda de realçar que esta investigação surge de uma colaboração entre empresas, centros tecnológicos dos sectores e o CENTI, prevendo-se para breve a chegada ao mercado dos produtos destas descobertas com efeitos positivos na facturação das empresas que se empenharam nos projectos.

Etiquetas: ,


2010-07-23

 

Carlos Queiroz acusado de insulto. Que má figura!

Carlos Queiroz deve estar convencido que as leis não lhe dizem respeito.

Um senhor que parecia todo bem composto, afinal está a revelar que toda aquela aparência não passa de um verniz de má qualidade.

Já não bastava o caso polémico com o comentador Jorge Baptista no aeroporto de Lisboa, as situações que ocorreram no mundial com diversos jogadores para agora vir a saber-se que injuriou os médicos do controlo anti-doping durante o estágio na Covilhã quando estes lá foram no exercício das suas funções.

Podem dizer-me que não é por aqui que se deve avaliar o trabalho de Carlos Queiroz.

Concedo um pouco, excepto no que se refere aos casos com os jogadores. Mas, um treinador tem de ser uma referência e como tal não deve ter comportamentos que até a lei penaliza como no no caso da recolha de elementos para análise de doping.

Mas como treinador, a sua acção também se pautou pelo mau desempenho. Não pôs a selecção a jogar um futebol digno desse nome.

Então onde está o Carlos Queiroz que foi contratado e que contrato!para que a selecção jogasse e bem.

Afinal perdeu-se. Que nesta da má criação face aos médicos tenha aquele mínimo de repulsa da FPF e a devida penalização. Afinal em que sociedade estamos?!

Etiquetas: ,


2010-07-22

 

Por onde anda Teixeira dos Santos?

Face aos resultados recentemente conhecidos sobre o défice faz sentido a pergunta do título.

O ministro Teixeira dos Santos não deve andar bem. Com estes resultados, como pode ter antecipado o cumprimento do défice para 2012?Onde está a lógica?

Sócrates não deve ter dormido ou então Teixeira dos Santos tem uma explicação como sejam atrasos no registo de receitas certas, pagamentos adiantados ... ou qualquer outra razão que não nos disse. Porque se a situação tornada pública é real, é mesmo motivo de grande e grave preocupação para o governo e para o País, sinal claríssimo de que não se está a dominar a situação.

O ministro Teixeira dos Santos tem de se explicar
.

Etiquetas:


2010-07-21

 

Saúde e Educação para quem tem dinheiro

Na realidade, a proposta do PSD de Passos Coelho, no tocante à saúde e educação, equivale, preto no branco, a dizer: aprovem esta revisão constitucional e a partir de agora quem estiver doente paga e quem quiser estudar sobretudo cursos superiores paga.

Estas propostas vêm, contudo, embrulhadas em excelente papel celofane. Entre outras embalagens tenta-se fazer passar que não, que não é para tirar nada aos de menores rendimentos, que é para quem tem maiores rendimentos ser obrigado a pagar mais, etc, etc,.

Então porque será que, em países avançados, onde a saúde a o ensino são tendencialmente gratuitos e em Portugal onde também isto está consagrado se pretende retirar essa claúsula, apesar dos defeitos que persistem nos dois sistemas?

Será que a existência de uma claúsula protectora está na origem do mau funcionamento da saúde e do ensino em Portugal?

Será desprotegendo que se atinge melhor situação? Milagre

Etiquetas: , ,


 

1/2 TGV oferece Passos Coelho à Madeira e aos Açores

Falta de senso completo é a proposta de Passos Coelho sobre o representante da República para as Regiões Autónomas: 1/2 representante para cada uma. Pior que o TGV Lisboa-Madrid a parar no Poceirão. Pelo menos aqui é provisório.No caso do projecto de revisão proposto consagrar-se-ia um grande poço, o Atlântico pelo meio.

Nem se trata de uma proposta tímida, como já vi escrever-se. É uma proposta sem sentido, estúpida. A mexer na situação, mexa-se de vez e acabe-se com essa figura que não tem sentido.

Então não se concebem outras formas? Porquê um representante da República nas regiões?

Porque razão o Tribunal Constitucional não é suficiente?

Etiquetas: , ,


2010-07-20

 

Pedro Passos Coelho quer rever a Constituição para melhor despedir

Já ouvi chamar muitos nomes à "modernização" do País.
Acrescente-se agora mais um. Pedro Passos Coelho no seu projecto de Revisão da Constituição vem propor várias mudanças, entre elas, o da facilitação dos despedimentos.
De facto, despedir com justa causa é um conceito já consagrado, dominado, com conteúdo preciso previsto na Constituição e tratado na lei laboral. Pretender alterar a "justa causa" substituindo-a por "causa atendível" significa na prática devolver às empresas a liberdade de despedir quando assim o entenderem.
E atenção nem acho que seriam as empresas melhor estruturadas a usar mais este instrumento se alguma vez ele fosse consagrado

2010-07-15

 

Hoje dia de debate no Parlamento

Falou-se da desgraça do País. Todos contra o Governo.
Também já se sabe que é/será sempre assim.
Não se aprende nada porque não há um limiar mínimo de seriedade no debate.
Os dados têm várias leituras. Mas não há é que desmentir os números ou tentar dizer que os outros os interpretam de forma diferente do que foi dito e foi o que foi acontecendo ao longo do debate.
Uma discussão que podia ser muito construtiva e elucidativa torna-se num pesadelo inútil: nada informa, nem se fica mais a saber da realidade do País.

2010-07-13

 

Nuvens pairam sobre a Zona Franca da Madeira

A Zona Franca da Madeira, ou como as entidades da Região lhe chamam, com mais propriedade, o Centro Internacional de Negócios da Madeira-CINM, tem sido alvo recente de alguma polémica, entre o Governo da República e o Governo Regional.

Esta polémica assenta ou parece assentar apenas no facto do Ministério das Finanças ter decidido cancelar o processo negocial aberto em 2009 entre Portugal e a UE, sobre a reavaliação do regime fiscal do CINM.

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, concessionária do CINM, foi a primeira a reagir e a abrir as hostilidades com a posição assumida pelo Ministério das Finanças.

Há várias dúvidas sobre este desfecho. Oficialmente do lado das Finanças disse-se que não fazia sentido estar a negociar um regime mais favorável em tempo de crise.

À partida poder-se-ia compreender esta lógica de raciocínio, designadmente se do lado da UE houvesse grande pressão neste sentido. Há aqui algumas nuvens. Terá sido isto ou outra coisa que aconteceu?

Por outro lado também, houve a sensação de que tinha havido entendimento sobre este procedimento entre Sócrates e Alberto João (o encontro no aeroporto da Madeira). Olhando para afirmações recentes surgem também aqui mais nuvens.

Mas as nuvens ainda mais se adensam quando começa a transparecer em alguns meios de que terá havido tentativas de influências paralelas "dipomacia paralela" junto de Bruxelas por entidades/pessoas ligadas à praça "financeira" madeirense, o que pode ter desagradado o MF.

Etiquetas: , ,


2010-07-12

 

Mensagem enigmática


Porque não domino este assunto, mas recebi este email que merece sem dúvida comentários de quem percebe, aqui registo o seu conteúdo exactamente com essa finalidade.

João Abel de Freitas



De: clareza democratica [mailto:clareza.democratica@gmail.com]
Enviada: dom 11-07-2010 22:40
Assunto: Acabar com as meias verdades - General CEMGFA


Acreditamos que só a transparência garante a credibilidade das instituições e da democracia, o reforço da boa governação e da exigência ética nos assuntos do Estado.

Assim, lançamos aqui pistas de investigação objectivas, na tentativa de desmascarar o abuso do poder e a manipulação da informação na área da Defesa Nacional, ao serviço de uma agenda pessoal, sectária e realmente destrutiva da coesão das Forças Armadas, perpetrada pelo actual Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e que consubstancia um exemplo acabado de má governação.

• Será normal o nosso general Valença Pinto tratar S.Exa o Ministro da Defesa Nacional de forma paternalista, usando expressões do tipo “tenho que lhe explicar tudo” e que ao agir de forma selectiva sobre a informação que deixa passar para cima estar permanentemente a manipular e a afunilar as opções Políticas? Investigue-se as instruções dadas à representação militar portuguesa na NATO sobre a forma exclusiva como a informação deve fluir para o CEMGFA sem envolver os Ramos militares… Qual é o receio ???

• Será normal discordar das orientações superiores da Direcção Geral de Política da Defesa Nacional e dizer que o responsável desta área não passa de um puto, só porque não é um general e vem do Ministério dos Negócios Estrangeiros? É este o paradigma de uma democracia consolidada?

• É verdade, ou não, que sendo informado pelo próprio Comandante Supremo para as Operações da Aliança (NATO) no Teatro do Afeganistão, Almirante J. Stavridis, por carta em 2009, que não era esse o desejo da Organização, insistiu em enviar uma Companhia de Comandos para o Afeganistão (custo 30 Milhões de Euros em seis meses), ocultando informação vital ao Ministro da Defesa Nacional?

• Que contra os superiores interesses e orientações da política nacional não dá a devida prioridade á cooperação técnico-militar com os PALOP, reduzidos a uns limitativos 6,4Mi€/ano?

• É verdade ou não, que aumentou a contribuição Portuguesa no Kosovo, quando a NATO/Europa estão a diminuir a sua participação nessa região, desperdiçando 18,5 Mi€/ano?

• É verdade, ou não, que colocou na missão da UNIFIL uma Companhia de Engenharia, cercada e inoperante, numa área dominada pelo Hezbolah, orçada em 8.5 M€/ano, que só contribui para a sua própria sustentação?

• É verdade, ou não, que a França e a Itália, autores da ideia das Euroforças num contexto da construção de uma alternativa de Defesa Europeia, querem acabar com a EUROFOR? E neste contexto, continua ainda o general CEMGFA a induzir o poder político e as Forças Armadas na prioridade em investir nesta organização? É verdade, ou não, que Portugal está a investir sozinho nessa miragem do “Battlegroup” EUROFOR? Porquê induzir então o governo na necessidade em garantir uma Força pronta de 2000 militares para este efeito? Esta opção, ainda que sem expressão efectiva de Força e Capacidade Militar, tem custado nos últimos 5 anos, ao erário público, 1.2 Mi€/ano. Assim sendo, será que o governo tem toda a informação? – Convinha investigar;

• É verdade, ou não, que retirou, sem qualquer alternativa para os Ramos, todo o investimento no aprontamento e capacidade de reacção rápida das Forças Nacionais, que passou 7 M€ em 2009 para 0 M€ em 2010?

A verdade liberta…

 

1600 vagas em Medicina

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Pedro Nunes, considera que 1600 entradas em Medicina são "aparentemente muitas" e avança com uma série de falsos argumentos e exigências para esse número de vagas.
Pedro Nunes não diz nem lembra o número de estudantes a estudar medicina no exterior que são em muito maior número do que nas universidades portuguesas e também não fala do número de médicos estrangeiros a exercer em Portugal, exactamente porque não há portugueses.
Tudo no reino de Pedro Nunes continua como dantes. Dificultar a formação para reinar.
Ainda bem que, neste caso, o governo não vai na conversa das corporações.

2010-07-11

 

Brigada de Lucha contra el Terrorismo Mediático

NÃO ESTOU A CONVOCAR NINGUÉM PARA IR A CUBA. MAS O TEMA MERECE REFLEXÃO A VÁRIAS DIMENSÕES E DIRECÇÕES.
-----------
"Convocatoria, del 15 al 28 de noviembre en Cuba"
Brigada de Lucha contra el Terrorismo Mediático

Estimado Amigo (a):
Reciba ante todo el saludo fraternal del Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos.

Hace ya algunos años se observa la ofensiva en Internet contra los pueblos que luchan por su libertad. La Web se ha acuñado ya como el nuevo escenario de lucha, y los primeros meses de este año 2010
han puesto en evidencia el empleo de estas nuevas tecnologías en contra
de Cuba mediante una feroz campaña mediática en la que descuellan la
mentira, la traición y el deshonor.

Cuba no es la única víctima. Todos los pueblos han sufrido el acoso y hostigamiento mediático. Hoy el combate es aún más encarnizado. Es necesario hacerle frente con mente
fría y corazón ardiente, de forma coordinada y con la pluma en ristre.

Por esta razón, nuestro Instituto en coordinación con otras instituciones cubanas y con el auspicio de Cubainformación, convoca a la primera edición de la Brigada Mundial de Lucha contra el Terrorismo
Mediático. Esperamos contar con la presencia de amigos y amigas
vinculados al sector de los medios de prensa y a la actividad
divulgativa por la solidaridad entre los pueblos.

El programa previsto del 15 al 28 de noviembre del 2010, comprende visitas, intercambios y conferencias relacionadas con el tema de los medios en
Cuba, los retos de esta batalla, y la proyección de acuerdos para
fortalecer la colaboración entre todos los participantes. Los delegados
asistirán también al VI Coloquio por la Libertad de los Cinco Héroes
cuyo programa concibe un taller de trabajo con los medios participantes
como una de las sesiones de trabajo más importantes.

La estancia comprende unas 6 noches en el Campamento Internacional “Julio Antonio Mella" (CIJAM), municipio de Caimito a 45 Km de Ciudad de La Habana y 6
noches en una instalación de la provincia Holguín durante la realización
del VI Coloquio por los Cinco.

Etiquetas: ,


2010-07-07

 

PS diz não alinhar na Revisão constitucional...

... Para acabar com o Estado Social.

Para isso, o PSD não precisa de alinhamento. Basta ter o actual ministro das finanças no poder, que o Estado Social, em Portugal, já de si pequenino, vai caminhando para encontrar o seu próprio fim.

Todas estas ideias de plafonar despesas sociais, etc, que deu algum brado nas jornadas parlamentares do PS, vai no sentido de reduzir o Estado Social ao mínimo.

Nem se percebe esta fuga em frente. Agora preconiza-se a antecipação de um ano para fixar em 3% o défice orçamental. Com que objectivo? E não é atingível senão com maiores sacrifícios para quem já os está a sentir e com truques contabilísticos como este de uma empresa de Estado adquirir os prédios do Estado.

É evidente que é preciso avançar no combate ao défice, mas simultâneamente o caminho do desenvolvimento tem de ser descoberto e promovido e ideias não abundam, suportadas por estratégia coerente.

Essa é que é a grande questão deste País e não vejo muito de sustentável no que se preconiza que vá nesse sentido.

É evidente e positivo que se avance com as energias renováveis, mas isso não chega.

Onde está o resto? O turismo, Requalificar o que existe, o mar? Sobre este último, o que se constata é uma grande pobreza de ideias. Talvez lá para o século XXII haja algo de novo.

Etiquetas: , ,


2010-07-06

 

Quando os vícios trazem as suas recompensas

Louis Blanc foi até ontem Secretário de Estado do governo francês.

Com bastante sorte na vida pois o gosto pelo charuto safou-o no 11 de Setembro de 2001, nas Torres Gémeas em Nova Iorque.

Estava lá, como director da Merril Lynch, mas tinha vindo fumar o seu "Habano", aqui certamente não pago pela empresa.

Em Paris, a sorte sorriu-lhe menos bem, pois os "Habanos" traíram-no. O seu gabinete de Secretário de Estado facturou 12000 euros de charutos e soube-se. Azar seu. A comunicação social não se calou durante uns dias e Louis Blanc entra em desgraça no desagrado de Sarkozy que não gostou que se soubesse. Pouca perícia do Secretário de Estado.

Como resultado de tudo isto deixou ontem o governo, mas certamente não o vício.

Um aviso para que se resguarde no financiamento dos seus vícios caros.

Etiquetas: , ,


 

No futebol, a "maçã podre"?

No futebol português não há uma "maçã podre", há muitas, muitas ... A começar pela selecção nacional, dirigentes, treinadores e jogadores, o panorama do pomar é gravíssimo, de difícil escolha e recuperação.

Mas, onde tudo apodreceu, é mesmo no Sporting, cujo presidente é o autor deste "novo conceito". Tudo isto a respeito de João Moutinho e da sua transferência para o Porto que, segundo se lê nos jornais, tem ainda por base um erro do Sporting, embora, pessoalmente não dê importância ao erro apontado: a falta de uma cláusula de impedimento da venda a um clube rival.

Não dou importância de facto. O que gostava de perceber são as razões porque João Moutinho se sentia mal no Sporting. As razões porque não foi transferido o ano passado quando assim o desejou até por um valor mais elevado. Porque razão não há ao fim e ao cabo bom ambiente no Sporting e se gasta tanto dinheiro com jogadores e se os desvalorizam depois?

Nos últimos anos, os casos são muitos.

Não será de entrar no baú da direcção e procurar tais razões? A incompetência dirigente não será o primeiro argumento?

Etiquetas: , ,


2010-07-03

 

Núcleo duro de empresários? Para defender os interesses do País?

Onde se viu isto?

Trata-se de uma realidade virtual que não existe. Indo ao fundo da questão, um núcleo duro é figurativo, não tem consistência. À mínima clivagem de interesses divergentes esboroa-se.

Foi o que sucedeu na PT. O núcleo duro de seu nome que tinha o Estado e uns quantos empresários/grupos económicos a fazer de conta, face à oferta da Telefónica e aos tempos que correm, pensou: entrem lá esses milhõezitos que nos dão um grande jeito.

O País? Um estratégia económica nacional? Uma empresa estratégica?

"Futurar" nesta base é no mínimo não ter os pés na terra.

Daí que se o Estado pretende defender empresas estratégicas da economia tem primeiro de definir quais são e depois pensar muito seriamente no modelo de ter voz activa na sua gestão estratégica.

Embora entenda que o governo fez bem em bloquear a venda da VIVO, mecanismos mais sólidos terão que ser encontrados para que as intervenções do Estado tenham maior rigor e sustentabilidade.

2010-07-01

 

Finalmente percebo o desempenho da selecção

Hoje ao ler os jornais percebi tudo.

Carlos Queirós convocou do melhor que havia em Portugal. Todos na sua máxima força e forma, como se viu com Pepe e outros.

Fez bem prescindir de Nani e também depois de Deco. "Todos lesionados", quase ia prescindindo de Cristiano. Foi apenas uma questão de tempo.

Tudo correu pelo melhor. Uma falha grave apenas. Não levou/esqueceu o tradutor de português para português para interpretar o que foram dizendo os jogadores e, finalmente até para se perceber a si próprio, porque, até ele Carlos Queirós teve de se traduzir a si próprio.

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?