.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-04-29

 

Palavras vãs... Mesmo quando do Papa

Vale a pena reflectir sobre este escrito A IGREJA CATÓLICA E A MODA DO PERDÃO de João Miguel Tavares. É a igreja que está em causa.

Mas como é que a igreja, enquanto sistema, não deve estar em causa, se está sempre ao lado de quem não merece? De quem oprime? A igreja portuguesa é disso um bom exemplo. Há muitas excepções felizmente.

A igreja alguma vez se pronunciou sobre o Cónego Melo? Sim, a defendê-lo. No entanto, já não está cá. Mas saiu deste mundo até com um grande défice face à própria igreja. Há quem defenda que ele esteve na origem da morte do Pe. Max. Mas se não esteve, pelo menos esteve com os terroristas do ELP.

 

Vamos no que está a dar...

Não há dúvida. As directas no PPD/PSD estão em primeiro plano na comunicação social.

Vamos nessa que o ambiente está quente.

Lá pelos lados onde nasci, o querido líder, como lhe chama o deputado do PND, o da estátua de 50 m, perdeu por falta de comparência.

Está a encenar-se uma recolha de assinaturas para manter a chama viva. Os notáveis do PSD/M bem gostariam que o querido líder tivesse tido a ombridade de se apresentar a concurso. Mas o homem tão forte intimidou-se e delegou em Santana Lopes e agora envergonha-se desse acto e não o assume. Estão bem um para o outro.

Na Madeira se a candidatura do querido líder dependesse só das assinaturas, haveria atropelamentos. Há bastante vontade em ver o AJJ pelas costas.

Prometo não volto mais a este assunto, excepto a quando dos resultados.

Mas Cavaco, assim, já ganhou.

2008-04-27

 

Como as Directas vão ter implicações no PSD Madeira

Alberto João Jardim sempre aspirou vir a ser um líder nacional, mas na hora H e, por medo de perder, mostrou aquilo que sempre foi: uma pessoa calculista, que pensa muito no que diz e nas atitudes que toma, sem espontaneidade, exactamente ao contrário daquilo que pretende fazer passar junto das pessoas. Jardim claudicou, fugiu à luta com os seus pares nacionais. Teve medo de bater-se. Jardim só vai à luta com ele próprio. "Faz a festa e deita os foguetes".

Jardim, segundo ouvi, hoje na Madeira pronunciou -se pelo indefensável e impossível: a fusão de todas as candidaturas contra Ferreira Leite, a candidata do sistema, como lhe chama. Assim, avançaria, admite ou diz que admite. Duvido desta proposta, depois de ter dado todo o espaço a Santana. Esta posição de Jardim acontece apenas para tapar os olhos às suas hostes madeirenses na medida em que percebeu que se saiu mal, que os seus pares da Madeira queriam a candidatura e não gostaram de fragilidade tão evidente. Jardim temeu a derrota. E não avançou.

Mas a derrota veio de outra forma, é claro. Jardim deixou de ser o que era para uma parte dos seus pares PSD. Jardim perdeu por falta de presença.

 

Partido de poder

Quando a confusão no PSD passa das marcas logo alguém do partido aparece a explicar a balbúrdia com o argumento peregrino de que o PSD é um partido de poder e como tal, quando está na oposição e sem perspectiva de regresso rápido a ele, os militantes (isto é, o aparelho e todos os comensais do orçamento) ficam de tal modo nervosos que perdem as estribeiras.
Que esta seja uma boa explicação do seu comportamento (que aliás se sabe não ser exclusivo seu) todos entendem mas que o apego sôfrego pela mama orçamental seja tomado por virtude em vez de reprovação diz bem do apego ao interesse público de quem assim explica.

 

Manuela Ferreira Leite toma posição?


Depois do programa económico-financeiro de Pedro Santana Lopes explicado ao povo pelo próprio, na entrevista que concedeu anteontem, a Ana Lourenço, na SIC Notícias, aposto que Manuela Ferreira Leite desiste de se apresentar à corrida para líder do PPD/PSD, na próxima segunda-feira.

Pedro Santana Lopes foi convincente ao dizer que o iva mais alto aqui do que ali é desfavorável à competitividade do país e ninguém melhor que ele pode atirar à cara de Sócrates argumento tão devastador porque está habituado na AR a tuteá-lo, olhos nos olhos, nestas matérias. Que é preciso gastar menos na despesa primária e tal. Que ela, uma cavaquista, deve ainda manter-se casmurra na diminuição do défice quando o problema do país é a economia. Ana Lourenço podia ter-lhe segredado diga-lhe: "It's the economics, stupid".

[imagem roubada aqui]

2008-04-26

 

O candidato falhado



Nunca admiti, nem pela cabeça me passou, um cenário de ridícula catástrofe como esse de termos aí a comandar o PSD e, sabe-se lá - já vi tanta coisa! - a governar o país, o clown da Madeira.

Quando o próprio PR, Cavaco Silva, se encolhe perante as grosserias e impunidade de que faz gala Alberto João Jardim, como aconteceu na sua recente vizita à Região Autónoma da Madeira, percebemos que faz falta um coronel Lacerda. Precisamente esse que lhe pediu audiência para, no seu gabinete, fardado a rigor, enfiar um par de estalos nas jardínicas bochechas. Lacerda - O Desejado - comandava então, nos idos de 70, o regimento de Infantaria da ilha e quiz mostrar por actos que Jardim não tinha razão ao considerar efeminados os militares do Exécito Português.


 

O Menino Guerreiro está de volta

"Quantas pessoas no país têm obra feita como eu?" - exclamava Santana Lopes quando Ana Lourenço, incrédula, o questionava na entrevista que ontem, na Sic Notícias, ela conduzia.
Quem nada saiba da caricatura de Governo com que Pedro Santana Lopes adornou a história recente do país, quem ontem o ouvisse, poderia ir na cantiga. O pior é que há sempre gente pronta a ir em cantigas. Particularmente quando se convence que a cantiga lhe pode trazer algum cêntimo mais.
Não assistimos há dias à reeleição de Berlusconi em Itália? Mesmo assim há diferenças. PSL nem é o homem mais rico do país como Il Cavaliere, não é o dono da RTP, da TVI e da SIC, nem tem os favores da Mafia como dizem o outro ter.
Há quem oiça o PSL e se ria. A mim só me entristesse. Afinal ele é português. Porque não lhe explicam para se ficar pelo futebol?

 

25 de Abril

Se estou em Lisboa, se faz Sol, ainda vou. Afinal, o homem é um animal de hábitos... Mas o passeio pela Avenida da Liberdade, no dia 25 de Abril, há muitos anos que deixou de me suscitar a mais ligeira comoção. Só uma vez ou duas desfilei pela faixa central. De resto sempre desci a avenida pelo passeio largo, para conversar com pessoas que só reencontro ali, ano após ano, sob a protecção do belíssimo rendilhado de sol e sombra do arvoredo.
Assisto sempre com um misto de admiração e perplexidade aodesfile daquelas pessoas que regularmente, ano após ano, organizam ao milímetro a sua presença e disposição na primeira fila do "quadrado" que abre a marcha. Algumas desculpo, tendo em conta que essa é uma rara oportunidade para se mostrarem e ressarcirem um pouco do protagonismo a que se julgavam com direito, por inerência, no palco da política. Depois, além disso, a gritaria partidária deu há muito cabo da Festa.

 

Reina a maior confusão nas hostes dos PSD!

Até ver, 5 candidatos às directas de 31 de Maio já cá cantam. Evidentemente uns como Patinha Antão, o Professor como gosta de ser chamado, deverá ter 0,001 %, bem como Neto da Silva. Mas é lá com eles. Santana é que veio causar uma grande excitação nas hostes. E para Ferreira Leite, o passeio acabou.

Alberto João parece andar ressabiado porque não desistiram em seu favor. Porque não foi à luta contra Ferreira Leite, o triunfador da Madeira? Medo? ...Queria logo uma entrada triunfal =vitória triunfal? Isso só nos actos litúrgicos e D. Francisco Santana já não está neste mundo para o proteger. ...

Se Alberto João queria ser candidato como parece, perdeu, porque não soube aproveitar a sua grande oportunidade na reunião do Conselho. Claudicou mesmo. E Santana Lopes apressou-se e ocupou o lugar. E agora Ferreira Leite que se cuide, mesmo com Cavaco por detrás como tenta Rui Rio colocá-lo.

 

Cavaco Silva e os números

O Presidente Cavaco Silva sempre foi um homem dotado para os números. Essa faceta ninguém lha tira.

E, ontem, para impressionar e mostrar-se impressionado com aquilo que toda a gente sabe - um grande desinteresse da política por parte dos jovens - lá encomendou um estudo à Católica para rechear o seu discurso.

Cavaco Silva limitou-se a constatar uma verdade indiscutível. Já é muito discutivel chamar a isto ignorância, quando o que está em causa é pura e simplesmente desinteresse, desinteresse esse ancorado em muita coisa e desde logo no tipo de ensino, onde a cidadania e a história recente têm pouco espaço.

A seguir ao 25 de Abril houve uma série de disciplinas em que se apelava para as questões da democracia, para uma certa leitura interpretativa do 25 de Abril.

Isto tudo se foi alterando por grande pressão dos governos de direita embora com grande permissividade de todo o bloco central.

O Presidente faz um apelo aos partidos como se esta situação não tenha raizes passadas, desde logo pelo regime de ditadura vivido e depois pela pressão da direita onde o PSD teve acção determinante.

Cavaco nesta sua constatação esqueceu-se de dizer que é um dos culpados de tudo isto, talvez o maior devido a ter sido o líder com mais duração à frente do PSD e 10 anos de Primeiro Ministro, onde o ensino da cidadania foi -se tornando escorregadio. A mim sempre me ensinaram que não se nasce aprendido. ...

Por outro lado, a juventude quer ser livre e vê nas jotas dos partidos o que elas realmente são: uma agência de emprego e não quer alinhar nisso.

Para quê então interessar-se pela política? Que interessa saber quantos deputados tem a AR e quem tem maioria absoluta. Provavelemente 50% dos jovens ente os 15 e os 17 anos nem sabe quem Cavaco Silva é? Será que em França ou em Itália sabem quem é Sarkozy ou Berlusconni?

2008-04-23

 

A RTP (canal 1) devia informar os critérios de transmissão do futebol internacional entre clubes

Como se sabe o canal 1 transmitiu ontem o jogo Liverpool-Chelsea. Entendo que prestou "um serviço público", sobretudo aos adeptos do Benfica e Sporting, que viram como é um clube empenhar-se e um bom espectáculo de futebol pelo lado do Liverpool. O Chelsea acabou por ter toda a sorte deste mundo e do outro ao empatar mesmo, mesmo no fim.

Hoje não transmite o Barcelona - Manchester e deve perguntar-se porquê. Pode eventualmente ser uma questão de verbas. Mas devia saber-se o que está na origem desta diferenciação, porque a mesma gente que ontem esteve frente aos ecrans, de certeza que hoje renovaria essa sua conduta e como tal não percebe o critério da RTP.


 

A grande amizade de Ferreira Leite com Cavaco Silva ... Um handicap para o cargo?

É público que, entre Ferreira Leite e Cavaco Silva, há uma amizade de longos anos. Foram colegas em Económicas, embora de anos de curso diferentes, assistentes da mesma disciplina - Finanças, uma disciplina de terror, com métodos de avaliação tipo euromilhões, onde as greves dos estudantes de então se sucederam com bastante frequência. Foram colegas de emprego na Gulbenkian e depois no Banco de Portugal.

Aliás, Manuela Ferreira Leite entrou na política pela mão do actual PR, primeiro como Secretária de Estado e depois Ministra da Educação.

Manuela Ferreira Leite será à partida incapaz de contrariar Cavaco. Admitindo que venha a ser Presidente do PSD, esta situação vai criar-lhe fortes embaraços, dada a "política de cooperação estratégica" do PR com o governo de José Sócrates. "A lua de mel" em situação de relacionamento tenso, como necessariamnente acontecerá, em certas circunstâncias, tenderá a enevoeirar o ambiente do PSD.

E até já temos tradição nessa matéria. Não podemos esquecer o que aconteceu com Ferro Rodrigues e Jorge Sampaio.

E, admitindo o cenário da subida de Ferreira leite ao poder do PSD pode antes contribuir para que haja ainda mais cacos no seu seio. Por outro lado, começam a surgir argumentos dentro do PSD contra Ferreira Leite, porque até acham que ela fez um mau desempenho como Ministra das Finanças de Durão Barroso e isso constitui uma grande fragilidade no debate eleitorral com José Sócrates

E se aparece Santana Lopes?

Desfaz-me o mito. Os barões à roda de Ferreria Leite recolherão de novo à caserna.

2008-04-22

 

Ferreira Leite, afinal, aceita encargo

Ferreira Leite, contra as minhas expectativas expressas neste blog, candidata-se a lider do PSD

Fez mal. Acaba-se o seu papel de senadora e não se lhe perspectiva um grande desempenho. Vai levar dois anos a juntar os cacos do PSD, se conseguir e, apesar da sua dedicação e boa vontade, não se poderá dizer que tenha tido um desempenho acertado no último cargo público que ocupou - o de Ministra das Finanças. Não resolveu o défice, pelas suas políticas desadequadas, onde o recurso às receitas extraordinárias ( a aposta na venda dos anéis como então se dizia ironicamente) constituiu uma das suas opções chave, ao contrário de outras apostas mais eficientes e estruturais como a redução racional das despesas públicas e o combate à evasão e fuga fiscais e uma reforma de fundo da estrutura do Estado com base num projecto sobre o Estado. Esta política incorrecta de ao défice indicia que se está perante uma personalidade forte mas sem rasgos inovadores. Aliás, já algumas personalidades dde dentro do PSD, como Mira Amaral, consideram Ferreira leite um regresso ao passado e não lhe reconhecem competências para dirigir o País. Apostam antes em Pedro Passos Coelho, uma ruptura geracional.


 

Nódoa indelével no currículo do PR

Não há a menor dúvida. Jardim fez de Cavaco gato sapato. O Presidente bem pode disfarçar mas a sua visita à Madeira foi uma humilhação. Como disse Miguel Sousa Tavares, no Expresso (ou Vasco Pulido Valente, no Público?) Cavaco não foi recebido pela assembleia regional e acabou a receber os deputados da oposição no seu hotel como se estivesse a visitar um país estranjeiro. Como um chefe de Estado em visita a Cuba recebe os dissidentes.
Cavaco que tanto estima (e bem) a imagem de firmeza, rectidão, intransigência, acobardou-se. Trocou a postura que lhe é exigida pelo cargo de Presidente dos Portugueses e cedeu à comodidade calculista de assobiar para o lado. É uma nódoa indelével no seu currículo. Alinhou no pragmatismo e na irresponsabilidade tanto ao revés da imagem que cultiva e lhe ficava bem.

 

A raça ou o género?

O recente duelo entre Hillary e Obama, na cadeia de televisão norte-americana, ABC, teve 10 milhões de telespectadores. Mas o debate centrou-se na espuma da campanha e deixou de fora a Política (com P grande).

"Hillary Clinton censurou Obama pelas suas recentes declarações sobre a "amargura" dos operários que se agarram à religião e às armas de fogo, ... as suas alegadas ligações, no final dos anos 1980, com um antigo membro de um grupo radical de extrema-esquerda nos anos 1960.
O programa dos dois candidatos viria a ser largamente eclipsado e esquecidas as críticas ao republicano John McCain."

Amanhã a Pensilvânea, considerada decisiva, talvez não dê o desejado desempate. As sondagens dão agora só 5 pontos percentuais a mais a Clinton mas ela tem vindo a baixar desde os 20 pontos de vantagem.

Falta-me ainda ler os programas mas, influenciado pelo Fernando Marques que me conta tudo o que se passa a partir da Flórida, inclino-me a votar na raça. Mais do que no género.


2008-04-21

 

Os bispos e a Política (2)

É só para lembrar o bispo Melo, agora falecido, que Deus Nosso Senhor o Julgue lá em cima que a Justiça dos homens achou melhor não se meter nisso. Nisso da rede bombista em que o bispo terá andado metido e suspeito até de autoria moral do assassinato do padre Max (felizmente nada se provou. Foi tudo arquivado, como devia ser, é claro. Afinal o padre Max era um "esquerdista".)

"Vigário-geral da arquidiocese e deão do Cabido da Sé de Braga durante décadas, ficou conhecido em todo o país durante o Verão Quente de 1975, por ter liderado a oposição da igreja local às acções do PCP que então tentava estender a sua influência ao Norte do país, tendo chegado a associar-se a movimentos armados de direita ligados ao general António de Spínola.Na década seguinte, viveu momentos difíceis ao ser acusado de envolvimento na morte do padre Max, um sacerdote próximo da extrema-esquerda de Vila Real, morto em 1976 em circunstâncias nunca esclarecidas. O cónego Melo negou sempre qualquer envolvimento no caso e não chegou sequer a ser pronunciado para julgamento, que viria a culminar na absolvição de todos os réus."

Ah, afinal não era bispo. Aquele envolvimento cortou-lhe as pernas. Que é como quem diz, a carreira.


 

As "bases" ou os "barões" ?

E agora está ali na RTP a Fátima Campos Ferreira com o seu Prós e Contras à volta do PSD, prostrado no chão, por obra e graça do Menezes de Lisboa e do Santana de Gaia (ou vice-versa).
Estão só os suplentes ou as lebres como terá dito o professor Marcelo, um pouco triste por ver a Manuela a tomar balanço nos tacos da linha de partida e ele lá ter de dizer que do que gosta é mesmo de análise política ( como ele chama àquelas suas missas na RTP aos domingos).
Mandei vir uma cerveja e uns tremoços (que a vida está má) para assistir ao espectáculo. Não o da Fátima mas ao de Luís Filipe Menezes e da Manuela Ferreira Leite. A ver quem ganha se as bases com o Ribau! Bau! Bau! Bau! (feliz imagem do maior cartoonista português, Augusto Cid, no semanário Sol) ou os barões que foram apanhados um pouco a destempo.

 

Fernanda Câncio derruba chefe da oposição

Que o líder do partido do Governo “derrube” o líder da oposição ou vice-versa é o normal na política. Agora que baste a namorada (ao que dizem) do Primeiro Ministro, José Sócrates para atirar ao tapete o presidente do PSD é que já é sintomático do estado comatoso a que chegou a liderança do Dr. Menezes e do estado de desgraça em que caiu o maior partido da oposição.

 

Lá no Marco (de Canavezes)

Avelino Ferreira Torres é acusado de uma infinidade de crimes e um número ainda maior de vis baixezas. Agora até de autor moral de espancamento se não mesmo de tentativa frustrada de morte da principal testemunha. Claro que antes de se provar tudo em tribunal é-se considerado inocente ou coisa do género.
Não é isso que me espanta. Provavelmente haverá nas prisões por este país afora ou por aí, fugidas à Justiça, pessoas capazes de fazer quase tanto como ele. Já vi tanta coisa!
O que (quase) me admira é que um homem assim tenha podido ser presidente eleito (e reeleito Senhor!!!) de uma câmara municipal, lá no Marco, durante 23 anos. Vinte e trêêêêss aaanos. E depois noutro sítio qualquer, já nem sei onde.
Sentirão vergonha? Os locais? Ou não ligam?
E há mais casos, como sabemos. Nem digo nomes para não sujar mais o blog. Mas isto dá que pensar. Na política. E mais ainda... nos homens.[link]

 

Nem Fernando Chalana, nem Paulo Bento podem ser candidatos ...

... não cumprem os mínimos. Marcelo, por outro lado, pode mas não pode. É um candidato de outra galáxia. Só para as grandes disputas, "só para máximos".

É isto para MRS. Ele só se mete com Federer's. Mas atenção, de bancada. Do seu grande ecran da RTP1. Bem empurra Ferreira Leite que também só disputa máximos e no caso dela acho bem. Fique onde está, continue como senadora. Há um tempo para tudo, até para saber estar na vida.


 

Os Bispos e a Política (1)

Sobre assuntos de fé, em geral, não tenho grande fé nos bispos. Sobre assuntos de política ainda tenho menos. Mas não há regra sem excepção. Ou a excepção confirma a regra. E o caso passou-se no Paraguai em que o bispo Fernando Lugo, pela esquerda, derrubou uma “instituição” perene de 60 anos, o poder corrupto e direitista do Partido Colorado vencendo a sua candidata Blanca Ovelar.

"Fernando Lugo, conhecido como "o bispo dos pobres ", renunciou à carreira eclesiástica em 2006.
Sendo confirmada a vitória de Lugo, o mercado comum regional Mercosul - Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, mais os associados Chile, Bolívia e Venezuela, em vias de integração - passará a estar formado unicamente por governos de esquerda. [DN]

"Estados Unidos dice que quiere trabajar con Fernando Lugo" , "Lula felicitó hoy a Fernando Lugo", "Hugo Chávez y Fernando Lugo se reunirán "lo antes posible" [ABC digital Paraguai]

"Ao comemorar o resultado, Lugo, 56 anos, disse que as eleições de hoje provaram que "os pequenos também podem vencer" no Paraguai.
"Obrigado por nos apoiar desde o início desta experiência da gente humilde, modesta", disse a uma multidão reunida no QG de campanha, diante do terminal de ônibus de Assunção.
"Quero lhes dizer que este é o Paraguai que eu sonho, um Paraguai de muitas cores, muitos rostos, o Paraguai de todos. Este Lugo, que tem coração, adora vocês".
"Hoje podemos sonhar com um país diferente", um "Paraguai que não seja lembrado apenas por sua corrupção e sua pobreza, mas por sua honestidade. Que nunca mais haja política na base do clientelismo, que tanto dano nos faz".
"Este 20 de abril marca uma data histórica para nosso país. Há alguns meses ninguém pensava que um grupo de sonhadores políticos poderia se unir e colocar o país em primeiro lugar".
Lugo entrou para a política em 29 de março de 2006, quando conseguiu reunir 40.000 pessoas, de todas as tendências, para protestar contra o governo de Nicanor Duarte.
"Estaremos abertos a todos os representantes da comunidade internacional para fazer a integração real da região e do continente".
A vitória de Lugo quebra uma hegemonia de 61 anos do Partido Colorado, do presidente Nicanor Duarte, incluindo os 35 anos da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989)."
AFP [Notícias Terra Brasil]

2008-04-19

 

Menezes demite-se? ...

Admito que haja cansaço e que pense que não vai longe desta forma. E se assim fosse, estaríamos perante uma atitude decente. O seu passado, enfim ....

Francamente, acho que estamos perante uma golpada à Jardim: eleições manipuladas (sem condições de igualdade) para mais poder. Menezes, em termos relativos, tem menos tropas que Jardim. Nunca, nunca mesmo, irá longe. E, além disso, só tem tropas de muito péssima qualidade. Rui Gomes da Silva, Ribau Esteves? Gente deste quilate? Nunca pode marcar espaço político digno.

Quem serão os seus oponentes?. A drª. Manuela Ferreira Leite? Acho que já ultrapassou o prazo de validade: Mais de 60 anos. É tempo de lazer e de família, tem o seu lugar garantido, (senadora do PSD - que grande comenda), gosta de política, divirta-se, mas o seu lugar não é o de andar na política de baixo nível, como a actual. Pode e deve desempenhar bem "o lugar" que adquiriu. Há gente mais nova, que se afirme. Rui Rio tem o seu lugar, mas não vai avançar e, talvez, pense bem. Deixar andar figuras de segunda. O tempo é de grande tempestade.

O PSD está realmente numa encruzilhada de que não se sairá bem no imediato. Nem Cavaco Silva o salva ...


2008-04-18

 

Informações IP, leia-se, inimigo público

Se o IP fosse da Madeira (comandado por AJJ) passava a leitura obrigatória, única e gratuita e expulsavam os gatos que lá existem e dos bons. Dois, nunca se viu. Na Madeira, só UM. E também para quê mais que UM? Doi a cabeça pensar muito. Uma só verdade, basta!

Foi assim com o Jornal da Madeira. Não vendia. Alberto João decide: oferece-se. E agora toda a gente o leva debaixo do braço. Olhe que tem várias aplicações. Leve. Sai muito caro para a Região ter este jornal? Sai, mas tem "utilidade".

A informação de hoje do IP sobre Rui Gomes da Silva é muito rica e abrangente, mas deixem que seleccione esta: "Servilusa pede cassação da licença de Gomes da Silva". Não adivinham o porquê? Então vamos saber: "... um cangalheiro devidamente habilitado nunca convocaria um enterro na sexta- feira à noite para a manhã do sábado seguinte". Mas há mais e esta outra notícia não fica atrás da anterior: "é com imenso pesar que enterra Menezes praticamente vivo" entenda-se Rui Gomes da Silva. Acho que seria justo juntá-lo à vedeta Ribau Esteves que recentemente apareceu no pódio e já agora também ao Agostinho Branquinho, que desempenhou um excelente papel na sua sua acção de responsável para a comunicação social. Nunca tanta efica´cia num corpo só.

 

Ângelo Correia e o seu apoio a Menezes

Luiz Filipe Menezes "demitiu-se" do cargo de presidente do PSD. E diz: "não estou na corrida" para as próximas eleições gerais do partido a 24 de Maio.

Registe-se o facto, embora me pareça que a sua vontade é como a de Alberto João, sempre a dizer que vai sair ... mas para continuar.

Estava a ler a crónica sem dor de Rui Tavares no Público de 4ª feira "Como destruir um partido", quando tomei conta pela TV da "demissão" de Menezes. Não resisto a citar uma passagem da referida crónica, antes de voltar ao tema "..."estranho partido este: uma semana depois de querer mudar a constituição, vive agora obcecado com a carreira e a vida pessoal de uma jornalista". Isto significa um PSD à deriva, sem ideias e onde as contradições e as inconsequências abundam.

Pensava eu que Ângelo Correia era bastante sagaz políticamente. Vir dizer que está desiludido com o ambiente no PSD e apoiar a recandidatura de Menezes às directas de 24 de Maio não condiz nada com nada.

Mas Ângelo Correia lá sabe o que o seduz neste ambiente escorregadio, ao apoar um candidato que nem precisou de seis meses para se queimar, mostrando as maiores inabilidades políticas.

 

"A Madeira é o estrangeiro"

A propósito deste título, leia-se O INQUEBRANTÁVEL SENTIMENTO DO SR. SILVA, opinião de Fernanda Câncio no DN de hoje, a jornalista mais in na comunicação social destes últimos dias.

2008-04-17

 

O senhor Presidente anda "a passear-se" pela Madeira

Há quem interprete a visita de Cavaco Silva à Madeira um abrir caminho para uma Cimeira Sócrates-Jardim, para a reposição de um clima mais suave de relacionamento institucional, após águas muito conturbadas que até deram umas eleições regionais.

Águas conturbadas em contínuo não interessam de facto.

Mas cedências em demasia ainda menos. Equilíbrios, equilíbrios. Cedências já foram em demasia e por estas nunca se chegou a criar as condições reais da vivência democrática na Região. Democracia não é eleições. É muito mais, é sobretudo respeito pelo adversário. E respeito é muito e abrangente.

2008-04-16

 

Um oportunista político

Paulo Portas percebeu que Menezes, o actual líder do PSD, não reune o mínimo de condições para chegar tão cedo ao poder, porque é um verdadeiro inapto. Portas não precisa de ser um grande "guru", é só olhar.

Mas Paulo Portas gostou de ser ministro. E então pensa em construir um outro tabuleiro para se alcandorar. O primeiro passo é concorrer sozinho. ... O segundo passo é falar grosso para alcançar os mínimos. As sondagens não vão bem. As propostas não têm sido entusiasmantes e as suas intervenções e dos seus amigos menos ainda. Tentar meter no mesmo saco o ataque torpe do PSD a Fernanda Cãncio e a crítica a Jorge Coelho por parte Bloco como fez hoje Pires de Lima no comentário na TSF não ajuda, é um tiro no pé ou perna, porque de situações incomparáveis se trata.

Portas acena ... pisca para todos lados a ver se pesca.

Mas vai ficar longe dos minimos. Desta não vai a Ministro. Tem de esperar por outra reincarnação.


 

Carme Chacon ... a Ministra de barriga

A propósito li num dos blogs, não me lembro qual, que uma barriga incomoda muita gente. E é verdade. E então ser ministra da defesa, de barriga, afinal é assim que se chama o seu ministério, parece que incomoda bem mais.

Mas, de facto, houve comentários um tanto quanto "esquisitos" daquelas e daqueles que querem que o tempo volte para trás, mas Espanha e os países nórdicos são sob certos aspectos, como o das mulheres ao poder de Estado, um exemplo. A sociedade é cada vez mais feminina e não se compreende o não incentivo da governação com outra sensibildade, a feminina.


2008-04-15

 

Maria João Avilez no programa de Mário Crespo

Ouvi ontem Maria João Avilez dizer no programa de Mário Crespo que acompanha a política como jornalista e analista política desde o 25 de Abril e que nunca viu um PSD tão rasca (dizendo que não gosta de aplicar este termo) como o actual. É evidente que se referia aos seus dirigentes e não às suas bases. Isto tudo a propósito do ataque torpe à sua colega Fernanda Câncio, feito por Rui Gomes da Silva Vice- presidente do PSD de Luis Filipe Menezes.

Já Marcelo Rebelo de Sousa na RTP de domingo, no seu programa, dizia algo com o mesmo sentido ao afirmar que Rui Gomes da Silva tinha tido um comportamento abaixo de ... (sem querer ofender os cães).


 

Zapatero surpreende ...

... pelo menos surprendeu-me a mim.

A composição do governo apresentado por Zapatero leva-nos a reflectir sobre a tamanha e profunda diferença entre Portugal e Espanha.

Em Espanha é possível ter um governo com maioria de mulheres, o que só reflecte o que é a sociedade cada vez mais feminina, uma mulher no Ministério da Defesa (não sei se se chama deste modo) e que se apresenta grávida de 7 meses na tomada de posse e faz revista protocolar às tropas.

Que diferença de cabeça!

A que futuro se poderá reportar uma situação semelhante em Portugal?

2008-04-14

 

Presidente da República, hoje à noite a jantar com um "bando de loucos"

Cavaco Silva, na qualidade de PR, chega hoje à Madeira em visita oficial, integrada na comemoração dos 500 anos da cidade do Funchal.

Alberto João Jardim estava anteontem num dia mau, porque chateado com o cartoon que gozava com ele sobre a estátua de 5o m à entrada do porto do Funchal e como é seu timbre disparatou chamando à oposição "o bando de loucos" para justificar que não havia sessão solene no Parlamento Regional para evitar apresentar a Cavaco Silva esse "bando de loucos".

Jardim como ditador que é decide tudo e ele próprio é o informador da situação que é da competência do parlamento, ultrapassando e secundarizando Miguel Mendonça, Presidente do parlamento regional. No entanto, o parlamento oferece hoje um jantar em honra de Cavaco para o qual está convidado "o bando de loucos".

O BE reagiu com boicoite e apelando aos outros partidos da oposição a boicotar também. Não vai ter sucesso.

Baltazar Aguiar, o deputado da estátua para Jardim, segundo ouvi na TSF, tem uma reacção muito mais interessante: apela a Miguel Mendonça para que desconvoque Jardim para não se juntar ao "bando de loucos".

Como Miguel Mendonça não o fará, vai haver uma santa promiscuidade. É de perguntar quem serão os loucos?


2008-04-13

 

Alberto João Jardim agastado com o cartoon da estátua

Quando o homem se agasta, descontrola-se. ... Sempre foi assim.

Foi o que ontem aconteceu com a divulgação do cartoon. E então desata a reagir da forma mais intempestiva e agressiva, chamando nomes "simpáticos" a toda a Oposição, como agora "o bando de loucos", para justificar o injustificável, a não realização de uma sessão solene no parlamento da Região a quando da visita do Presidente Cavaco Silva.

Que exploda esta semana, para na próxima andar mais calmo e não voltar a tratar o Presidente pelo "Sr. Silva".

2008-04-12

 

Um Jardim em estátua!

O deputado que quer ver Jardim em estátua. Hilariante o desenho, a ideia

2008-04-11

 

Ainda de volta a Severiano ...

Hoje, na comunicação social, vem a posição de resposta de alguns ex-chefes e destacadas personalidades militares a Severiano Teixeira, entre as quais, a de Vasco Lourenço.

A resposta é esperada: recusa absoluta da lei que lhes quer impor o silêncio.

Francamente, não se percebe, porquê mais esta guerra?!

Há guerras precisas para levar a fundo certas transformações. Agora esta ofende princípios basilares.


2008-04-10

 

Severiano Teixeira... debaixo de fogo... e bem

Há Ministros que não têm muito que fazer ... enquanto outros o têm em demasia.

Severiano Teixeira, parece, encaixar-se no primeiro grupo (pouco que fazer!). Então inventa e inventa disparate.

Porque esta de aos militares reformados... vir tentar impôr "a lei da rolha", só mesmo de quem não tem nada para fazer (!) e que para estar no palco precisa de inventar algo. Podia ser melhor conseguido.

Destas inovações o país não precisa mesmo. Já há demasiados pontos de discórdia. E esta é mais uma "invenção" que cheira muito a passado e, segundo entendi, pela boca dos nossos constitucionalistas insignes contraria até a Constituição.


2008-04-08

 

Experimente. Veja se é capaz de ler sem rir!

Projecto de Resolução

Construção de uma estátua do Dr. Alberto João Jardim

O Dr. Alberto João Jardim perfez, há bem pouco tempo, 30 anos à frente do Governo Regional da Madeira.
Para o bem ou para o mal, é uma figura incontornável da nossa história recente, nomeadamente pelas muitas obras públicas que tem realizado por toda a ilha, perpetuadas pelas incontornáveis placas de cobre, onde, em sinal de preito, está gravado o nome deste insigne governante.
Mas esses modestos e acanhados tributos consagrados em cada uma das suas obras e as congratulações oficiais (designadamente desta Assembleia) que porventura se lhe façam, sempre serão insuficientes para este estadista fora do comum, que ama desveladamente a nossa terra.
Este ilustre e intrépido guia e mentor do Madeirense Novo merece uma mais significativa homenagem, que lhe é devida em plenitude do seu Governo, não depois da sua jubilação.
Assim:
A Assembleia Legislativa da Madeira, nos termos do artigo 166.º do Regimento, resolve aprovar a presente resolução:

1. Recomenda-se ao Governo Regional da Madeira que proceda à construção de uma estátua em bronze ou outro metal nobre, com cerca de 50 metros de altura, que represente o amado líder da Madeira Nova, Dr. Alberto João Jardim.
2. Mais se recomenda especialmente:
I. Que essa estátua seja colocada no cimo do antigo Forte de S. José, na entrada do porto do Funchal (Pontinha).
II. Que seja concebida de forma a possuir uma escada interior que permita aos visitantes a subida até à altura da cabeça dessa obra de arte, de onde poderão observar a baía e a mui nobre cidade do Funchal, através dos olhos do seu amado líder.
III. Que, na base do pedestal, sejam colocadas pequenas rodas em aço, como nos antigos moinhos da ilha do Porto Santo, ligadas por correias transmissoras a um mecanismo propulsor interno, que permita que a estátua acompanhe o movimento do sol, como fazem os girassóis.
IV. Que, na altura do zénite do astro rei, emita a estátua um forte silvo, que simbolize para as gerações vindouras os imortais dotes oratórios de Alberto João Jardim.
V. Que a energia necessária ao movimento de rotação e apito da estátua seja fornecida pelas ondas do mar, as quais, como é do conhecimento púbico, fustigam intensamente a vertente sul do fortim.
VI. Que no próximo orçamento regional seja reservada uma verba adequada para esta importante obra de reconhecimento e gratidão.

Da presente resolução deverá ser dado conhecimento a Sua Excelência o Presidente da República, a Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e ao Senhor Primeiro-Ministro.


Funchal, 7 de Abril de 2008
O Deputado Único do PND

_____________________
Baltasar Aguiar
Com apoios tão sérios e requintados como este, de uma bancada tão minoritária quanto incomodativa, que leva tudo muito a sério, o Dr. Alberto João terá ainda algum engasgue.

 

Os argumentos de Agostinho Branquinho, porta-voz do PSD contra a comunicação social

... Atenção! Porta-voz (com ou sem -) contra a comunicação social, segundo reza a história do jornalista João Miguel Tavares na sua crónica de Hoje, não é mesmo lapso. É postura. Leia-se FERNANDA CÂNCIO, JOSÉ SÓCRATES E O PSD

 

Frase bombástica de Paulo Portas...

DN relembra hoje esta frase de Paulo Portas: "Este governo (entenda-se de José Sócrates) erra muito e recua debaixo de pressão. O CDS acerta frequentemente nas suas críticas."

O CDS "acerta" frequentemente. As sondagens é que não acertam com o CDS, nem mesmo quando se vai a factos ou seja a eleições.


2008-04-07

 

Voltando agora à Grande entrevista da Ministra da Saúde


Gostei é a primeira coisa que tenho a dizer. Calma e com os pés na terra.

Ana Jorge disse duas coisas primárias que toda a gente sente, diz, repete e torna a repetir: "inimigos" e amigos deste governo, ou noutra versão, se quiserem os amigos de membros deste governo e os seus adversários. É evidente que o dizem por razões diferentes.

E a questão é: porque não são explicadas com calma e tacto as mudanças que estão a ser introduzidas e operadas? E porque razão não se dialoga com os agentes que vão ser apanhados ou tem de intervir nas mudanças, com a finalidade de explicar e até de concentrar empenhos para actuar mais rapidamente e com melhor desempenho?

É a grande "incógnita" deste governo" e um dos seus campos mais críticos.

A Ministra disse isto tudo ao dizer da política do seu antecessor Correia de Campos uma coisa de forma um tanto quanto diversa. Disse na entrevista: "uma boa política mal comunicada" ou o que é a mesmíssima coisa ao repetir: "a minha discordância notou-se, fundamentalmente, no modo como toda a política da reforma estava a ser comunicada, quer ás pessoas quer aos próprios profissionais de saúde".

No entanto, as linhas mestras da política da reforma do SNS de Correia de Campos merecem a concordância de Ana Jorge. As condições mudam e o SNS de há 30 anos tem de se ajustar. Ana Jorge já entrou no diálogo e parece vir a serenar alguns focos de alta tensão, como a situação da Anadia.

Saiu-se menos bem na explicação do caso Amadora-Sintra.

Mas vários casos estão a rebentar por aí, como este dos oftalmologistas que,aparentemente, só não se resolve por inoperância. Um ou dois hospitais recorrem a médicos espanhoís e tudo se simplifica e, de tal modo, que até alguns médicos nacionais (do Porto) já entram no desafio para o hospital de Faro e segundo parece com sucesso.

Sei que foi criado um grupo de trabalho. Eu tenho mesmo receio de grupos de trabalho, da sua inoperância. Oxalá que este grupo não enverede pelo caminhos de tantos outros!

Prefiro ver acção com resultados, é evidente dentro do bom senso.

Porque não estender esta experiência do Hospital do Barreiro, que tanto arreliou o Bastonário Pedro Nunnes, com médicos espanhóis ou portugueses, os que se disponibilizarem e sejam de competência reconhecida, para atacar outras áreas?

2008-04-06

 

Continuando na Saúde ...

Hoje é um dia Grande.

É a primeira entrevista de Ana Jorge como ministra da saúde; é a tomada de posição dos oftalmologistas portugueses contra contratos com espanhóis; é o caso do Amadora-Sintra, focalizado nos efeitos nos salários, ou seja, se o retorno deste hospital ao Estado não vai ter efeitos negativos nos salários das pessoas que lá trabalham.

Umas dicas sobre estas duas últimas situações, pois a entrevista da Ministra pela sua dimensão e conteúdo merece ser tratada em separado.

Quanto á contratualização de espanhóis versus médicos portugueses, a única coisa que vale a pena acentuar é que está a funcionar de pivot. O Algarve já começou a contratar médicos portugueses ao fim de semana para reduzir as listas de espera, só não fomos informados do preço que levam. É também 900€?

Há que não perder este impulso e ter uns médicos espanhóis à mão porque parece que resulta.

Quanto aos salários do Hospital Amadora-Sintra não percebi a explicação salarial, mas pareceu-me que as pessoas que lá trabalham vão ficar numa situação de privilégio face aos outros hospitais -EPE's. Será assim? Será correcto? Será incentivador? Não deveria haver carreira nos EPE's

Já agora aproveitando uma frase de Ana Jorge acho que há muito por explicar.

2008-04-05

 

"...e os madeirenses não gostam dos portugueses"

Este homem, autor d "... e os madeirenses não gostam dos portugueses", já foi vereador da Câmara Municipal do Funchal pelo partido de Jardim. Foi, digamos, como que um "pedreiro" (sem ofensa à classe), na "bela" democracia construida por Jardim, tão enaltecida recentemente por Jaime Gama, convidado na qualidade de Presidente da AR para participar no congresso das freguesias deste Pais pela Anafre.

 

234 cirurgias em seis dias

O Hospital do Barreiro contratou um oftalmologista, de seu nome José António Lillo Bravo, que, em seis dias, actualizou a lista de espera neste tipo de cirurgias.

Este médico já operou em Elvas, onde fez 1500 operações e, segundo li, por processos bem mais modernos que os usados por cá. Bem, não quero ir por este caminho, porque iria mal, porque não estou habilitado.

No hospital do Barreiro há sete especialistas que, durante o ano de 2007, realizaram apenas um total de 359 operações, ou seja 50 operações por médico e por ano quando Lillo Baravo em apenas 6 dias fez 234.

É obra e coloca a questão de não se perceber porque razão as listas de espera são tão avantajadas, com os graves prejuízos para os doentes, quando há soluções como esta ou ainda as idas a Cuba com a mesma finalidade que a CMde Vila Real de Santo António anda a promover.

Uma segunda questão, este médico espanhol facturou 900 euros por operação, quando em Portugal o custo em clínica parece ser de 2000 euros. Médico espanhol fez 234 cirurgias em seis dias

Admitindo que esta informação é correcta, será que dá para entender que Pedro Nunes, bastonário da Ordem diga que "é ridículo pagar a espanhóis"?

Se há esta diferença de custos, cada qual que se interrogue ...

Esta situação merece uma discussão alargada e uma tomada de medidas urgentes. Quem pode condenar o Hospital do Barreiro e o de Elvas e a CMVila Real se estão a contribuir para que a praga das listas de espera seja amenizada? As listas de espera são um escândalo nacional e tudo ou muito por mau desempenho do sistema. É um problema que se arrasta há anos e que tem deitado abaixo os Ministros da Saúde.


2008-04-04

 

Os Bispos e a Política

Tenho lido por aí que na reunião do Conselho Episcopal Português, reunido esta semana em Fátima - uma espécie de reunião de Comité Central - julgo eu, os nossos bispos, quero dizer, os bispos portugueses, endureceram as suas posições políticas contra o Governo "militantemente ateu" (concluo que se orientam mais para Menezes que para Jerónimo) e apelam a uma maior intervenção "socio-política" do seu rebanho. Têm todo o direito a conclamar os seus seguidores a envolverem-se mais na política. Acho mal é fazê-lo não na qualidade de cidadãos mas reivindicando qualquer direito particular como religiosos. Acho mal e o CEP se estivesse a par dos maus resultados da sua congénere, a Igreja Católica de Espanha, na campanha fundamentalista contra o PSOE e Zapatero, nas últimas eleições, pensaria duas vezes antes de dar, também ela, um tiro no pé. [Link]

 

O sporting na Escócia

Como adepto do Sporting, admito que esta jornada europeia possa ter sido promissora. Daí a dizer que está tudo ganho vai uma grande diferença. E se o Sporting for a penalti's não me resta o mínimo de esperança.

Mas esta lenga lenga vem a propósito do guarda-redes. Acho que o jovem Rui Patrício é excelente. Ontem, ia comprometendo como já aconteceu em outras circunstâncias e apesar do elevado grau de progressão que parece ter, podia ir aprendendo de outra forma.

Não percebo. Estando o Sporting mais do que hipotecado porque mantém nas suas fileiras um excelente guarda redes, a quem nem o lugar de reservista lhe dão? Assim, Porque não o vendem? Acho injusto esta discriminação, até porque também é jovem e muito mais experiente que Rui Patrício.

Alguém deve ter imposto esta a Paulo Bento, que por esta razão baixou muito na minha consideração. Este comportamento é uma perseguição ao Homem. Nos dias de hoje é um indício de terceiro mundo.


 

Conselho Superior da Magistratura tenta calar vozes dissonantes

Eurico Reis, juiz desembargador, considera que a decisão do Conselho Superior da Magistratura (CSM), ao determinar o direito de reserva dos juizes, ou seja, ao proibir que os juizes possam exprimir juizos valorativos sobre as decisões adoptadas por juizes é negativa, porque visa calar "as vozes dissonantes". E, neste contexto, assume uma discordância frontal face a esta decisão.

Os "argumentos" do CSM apontam para "a protecção da imparcialidade, da independência e da dignidade institucional dos tribunais". São argumentos na linha da lei da rolha que o CSM tenta desmentir.

O que se estranha é que as estruturas sindicais do sector venham avalizar esta posição do CSM. E eu que pensava que a opinião responsável era um direito fundamental, sobretudo na classe de juizes.


2008-04-01

 

Picasso

"Une gouache de Picasso réalisée alors que l’artiste avait à peine 20 ans a été retrouvée dans la chambre à coucher d’une résidence du sud-ouest de l’Angleterre.
«Etreinte» représente Picasso nu enlacé avec son amie Louise Lenoir, connue sous le nom d’Odette. L’oeuvre aurait été réalisée en 1901 ou 1902.
Guy Schwinge, de la maison Duke’s à qualifié la découverte d’«incroyable», la peinture sera mise en vente le 10 avril. Elle est estimée à au moins 126.000 euros, selon Duke’s. [link]

Não aconselho nenhum dos visitantes do Puxa a deixar-se tentar pelo guache. Imagine que fui eu que o pintei. Quanto dava por ele? Pois é isso que ele vale. Quero dizer, se o valor fosse determinado apenas por razões estéticas e não pela ignorância de quem tem muito dinheiro. Assim é a lei do mercado a impor-se. E sendo assim talvez seja bom negócio comprar por aquele valor.

Os valores estão todos trocados!

 

Globalização

Ali em Huelva precisam de gente para a apanha dos morangos e das laranjas. Então foram buscá-la onde ela é mais barata, ao outro lado do mundo, a 12 mil km de distância, às Filipinas.
"Un periplo desde Lipa City ... a Manila; de allí a Hong Kong; luego Londres y, finalmente, Madrid." e depois de autocarro até Huelva.
O prêço da mão de obra é tão baixo na antiga colónia Espanhola, a vida tão desgraçada por lá (não para todos, claro está), que o custo dos salários a espanhóis dá para as viagens e ambas as partes, ficarem a ganhar.

¿Merece la pena el esfuerzo? "No lo sabemos, sólo llevamos una semana trabajando y todavía no nos han pagado. El trabajo es duro, pero el sueldo dicen que es bueno", señala Connie recordando los 900 euros al mes que, por convenio, se cobra de media en el sector. "Mucho más de lo que gana mi marido en Filipinas, unos 5.000 pesos (75,5 euros) al mes por ser conductor" - diz uma das 270 mulheres contratadas, entre os 25 e os 40 anos (exigência contratual) que agora chegou. [Link]

Ora levam as empresas para lá oram trazem os trabalhadores para cá. A globalização tem avançado desde Vasco da Gama. A boa ordem social é que nem tanto. Mas a globalização não se preocupa com tais coisas. O Homem é que tem de se preocupar.


 

A banca portuguesa paga pouco ...

Como foi divulgado, em toda a comunicação social, os lucros dos bancos portugueses cresceram mais 9,1% em 2007 face ao ano anterior, somando 2,4 mil milhões de euros (informação da APB - Associação Portuguesa de bancos).

A "crise" nos mercados financeiros tornou-se então simpática para a banca nacional. Com esta "crise" bem podem os bancos.

Que tenham lucros! Óptimo. É um bom sinal de competitividade nos mercados.

Agora, que tenham uma taxa efectiva de IRC inferior à do ano anterior, já me parece menos curial e pouco equitativo. Uma taxa de apenas 13,6% é mesmo muito pouco. Não é compreensível, nem aceitável. Mas foi o que se deu. Parece-me que o Governo e em especial o Ministro das Finanças deveria sentir-se, no mínimo, incomodado e pensar ...

Quero crer, nem tenho dúvidas que os lucros foram apurados segundo as regras legais e que a taxa de IRC de 13.6% também é apurada cumprindo estritamente a lei.

Mas sendo-o e, eu não duvido, há que mudar a lei que permite isto.

Não percebo a apatia dos partidos na AR que não tiveram ainda uma iniciativa para adaptar a lei que regula os bancos nesta matéria aos tempos modernos, até face às necessidades de financiamento do País.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?