.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-01-31

 

Putin decide que magnatas vai salvar

Ler dn.centrais
 

Neve na Madeira

Já tinha saudades. Era normal estar na cidade do Funchal e ver o manto branco na beira das serras da ilha. Nos últimos cinco-sete anos, a imagem quase desapareceu. Este ano voltou.

2009-01-30

 

Noticia falsa sobre a desactivação do portal do governo do Brasil

Recebi hoje um e-mail do Ministério da Educação do Governo do Brasil desmentindo a noticia sobre o desaparecimento do portal Domínio Público - Pesquisa Básica

"Prezada Lilia,

Informamos que é falsa a notícia veiculada na internet e na mídia em geral sobre a possibilidade de desativação deste Portal, por suposto motivo de falta de acesso.

Atenciosamente,

Lídia Hubert"

Etiquetas:


 

Dois pesos e duas medidas

Ontem foi dia de greve em França e como seria de esperar os jornais, rádios (tirando os públicos que estavam em greve) e televisões dedicaram todo o seu espaço editorial ao acontecimento do dia. Até aqui nada de especial, apesar de ter criado menos perturbações nos transportes que habitualmente as manifestações foram muito participadas (entre 1 e 2,5 milhões de manifestantes).

Ao mesmo tempo a ilha de Guadalupe (distrito francês das Antilhas) está em greve geral há uma semana sem nenhuma esperança e ninguém dá por isso na "metrópole". É um reflexo do centralismo francês que, mesmo tendo servido de inspiração às elites nacionais, seria inimaginável em Portugal, impossível por aí que a com a Madeira ou os Açores paralisados não fizesse o assunto as primeiras páginas dos jornais.

2009-01-29

 

 

A criatividade espirituosa nos cafés de bairro


Esta noite fui ao "meu" snack-café de bairro onde estavam duas moradoras a enganar o estómago em amena cavaqueira. Chega uma terceira e diz com alguma sonoridade um pouco para se ouvir. Oh, minhas amigas, trago uma novidade. Ouvi agora mesmo que o Alberto acaba de convidar a Manuela para ir ao chão ... ao chão, ajudem-me. Parece que lá na Madeira têm um chão da lagoa, sem água. Vocês não acham que vai ser doloroso a mulher ir para um chão sem água. ...
A sério que não ouvi mais da conversa, mas gargalhadas eram mais que muitas. Até que finalmente se ouvia. Mas ainda não se sabe se o Alberto vai sair-se bem desta, pois parece que os assessores não aprovam a ida da Manuela ao chão.

 

www.dominiopublico.gov.br/

EM DEFESA DA CULTURA


Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está quase a ser desactivada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde nós podemos gratuitamente:

Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
Ter acesso às melhores histórias infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais
.

Esse lugar existe: www.dominiopublico.gov.br/

O Ministério da Educação do Brasil disponibiliza tudo isso, basta aceder ao
site:


Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desactivar o projecto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.
Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e
incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica
ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura?

Antes consultem e depois divulguem. se assim o entenderem.

Etiquetas:


 

Freeport: o regresso a 2005


 

Sobre o Caso Freeport

Nota da PGR (29/01/2009) de hoje
 

Programa de OBAMA de combate à crise

Registo aqui este site para quem estiver interessado consultar:
http://roomfordebate.blogs.nytimes.com/2009/01/28/whats-missing-in-the-stimulus-plan/?hp

O programa de OBAMA, no montante de cerca 820 mil milhões de dólares, constitui o principal instrumento de ataque à recessão económica dos EUA. É um misto de cortes fiscais e investimentos públicos com vista a preservar o emprego, estimando-se que assim se consiga segurar cerca de 4 milhões de postos de trabalho e a entrar numa nova erra de competitividade diz a Casa Branca.

Câmara dos Representantes aprova pacote de estímulo económico de Obama 29.01.2009

2009-01-28

 

 

A justiça atropela-se

Ontem, realizou-se a habitual cerimónia de abertura do ano judicial.

Ontem, nessa cerimónia, o Bastonário da Ordem dos Advogados abriu as hostilidades: disse que o escritório de um advogado só pode ser motivo de busca quando haja motivos fortes de que o advogado em causa cometeu um crime.

Ontem, o Procurador Geral da República, nessa mesma cerimónia, deixou a mensagem e o recado de que todos são iguais perante a lei (em teoria, é claro).

Ontem, o Presidente da República, também nessa mesma cerimónia, criticou as leis do Parlamento pela sua deficiente qualidade.

Ontem, Nuno Morais Sarmento, uma figura de topo do PSD, disse que Pinto Monteiro deveria explicar porque esteve o caso Freeport em banho maria durante este tempo.

Ontem, duas procuradoras atropelaram-se no caso Banco Privado. Quem atropelou quem? Aparentemente, parece ter sido Maria José Morgado a atropelar Cândida Almeida. Quem as vai separar e quem vai pô-las nos carris certos?

Ontem, hoje ... não são precisas mais palavras para qualificar as justiça. Vê-se.

 

Berardo e a Banca

Afinal, deverá ser mesmo verdade que as finanças de Joe Berardo estão em alguma convulsão. Se até a banca já impõe nomes para a presidência da AG, ou será algo de estratégico?
Veja Bancos credores de Berardo indicam presidente da AG da Associação Colecção Berardo

 

As arbitragensde futebol

Mesquita Machado promete entregar ao Ministério Público nomes de quem tentou influenciar arbitragens.

Óptimo mas quando? Será que vai esperar por uma ocasião mais oportuna, por exemplo, uma maior proximidade das eleições autárquicas? Se sabe , se tem, porque não os entrega de imediato?


 

Barack Obama e a justiça

Presidente diz que só melhor legislação permitirá melhor justiça. Talvez tenha razão, mas em Portugal, duvido.

Oiço dizer e já vi muitas vezes escrito: temos uma constituição avançada, avançadíssima dizem outros, umas leis sempre de topo de gama e, afinal, por onde anda a Justiça?


2009-01-27

 

Para desanuviar...

Recebi este email virtuoso e algo irónico sobre a:

Versão portuguesa do lema de Obama:

"YES, WEEK END"

 

Pequenos grandes passos na aplicação da Justiça

Critico e insurjo -me frequentemente contra o mau funcionamento da justiça e os efeitos negativos de nível social e económico que daí advêm e da injustiça da justiça aplicada que favorece sempre, mas sempre quem tem poder ou dinheiro. Aqui regista-se um paralelismo nítido com a saúde.

Quero, no entanto, registar um passo importante, certamente pequenino, que um tribunal do Porto deu (é notícia hoje) no sentido de uma melhoria na aceitação das diferenças entre pessoas

Tribunal dá razão a aluna lésbica vítima de agressão

.Refira-se ainda que, em Itália, após uma longa batalha judicial, a família de uma mulher em coma há 17 anos conseguiu que por decisão de um tribunal ela deixe de ser alimentada artificialmente.

São bons indícios de que a justiça mesmo muito devagarinho está num processo de ajustamento a novas formas de pensar e a novas circunstâncias da vida.


 

Jardim comparado a Kadhafi

O trabalho polémico: 'El País' compara Jardim a Muammar Kadhafi, de que o DN dá conta na sua edição de hoje, é prestigiante ou não para o presidente do Governo Regional da Madeira?

Segundo o trabalho do "El País" Kadhafi está a ganhar a Jardim em termos de permanência no poder e, quem não se lembra de que Kadhafi, certamente por um lapsus linguae, aliás, muito vulgar nos políticos da Madeira da área PSD ter-se manifestado favorável à independência da Região?

Ag

ora que Kadhafi está em fase de reciclagem ("amigo" do Ocidente, embora o processo tenha entrado um pouco em banho-maria), a comparação torna-se altamente simpática para Alberto João Jardim.

2009-01-26

 

Cátedra de conhecimentos contra a pobreza

No Collège de France, instituição criada em 1540 cuja finalidade é o ensino da investigação cientifica, os professores são especialistas reconhecidos que para alem de produzirem os seus trabalhos de investigação têm como obrigação ensinar os conhecimentos ao mesmo tempo que os vão construindo. No Collège de France não há estudantes nem exames há apenas cursos livres, em geral de excelente qualidade, e seminários. Por ter assistido a alguns cursos na área da matemática aplicada posso garantir-vos que apesar do edifício austero em pleno "Quartier Latin" o que ali se aprende é de excelente qualidade e da maior actualidade.

Vem isto tudo a propósito da Cátedra de Esther Duflo, economista especializada na luta contra a pobreza. Vale a pena ver alguns artigos dedicados à avaliação das políticas de luta contra a pobreza, à educação e à saúde. Uma visão radicalmente diferente da economia de que ouvimos actualmente falar todos os dias na rádio, afinal o mundo não vive só de mercado de capitais e previsões de analistas.

2009-01-25

 

Escritos de hoje (alguns) sobre o caso Freeport

O Primeiro Ministro, José Sócrates, aprendeu com o caso da sua licenciatura em Engenharia, a ser oportuno, reagindo desta vez na hora certa, não deixando que a situação se arrastasse em perda e sem qualquer posição de princípio. É positivo ter-se disponibilizado para responder à justiça, sendo também positiva e de elevada dignidade a posição dos partidos não se pronunciarem sobre tão intrincada situação.

Escritos do DN: Primeiro-ministro disponível para ser ouvido pela Justiça e Juiz suspeitou da "celeridade invulgar".

Do Público: Juiz estranha “celeridade invulgar” no processo de licenciamento do Freeport e
Freeport: Sócrates diz que reunião se realizou unicamente a pedido da Câmara de Alcochete e
Licenciamento do outlet de Alcochete põe primeiro-ministro em xeque


 

O caso Freeport e o (não) segredo de justiça

A "animação" continua... telejornais, jornais, rádios, blogs, tudo no seu sítio... podia-se continuar ... PJ, Magistrados, juízes, mas é preciso que não dure muito.

Há que acelerar as investigações e clarificar a situação, até porque a suspeição compreende o Primeiro Ministro e estar um País assim governado, não é nada abonatório em tempo algum menos ainda na fase crítica em que estamos, onde toda a credibilidade não é demais.

Mas há uma situação que me constrange e gostaria de perceber: estando este caso em segredo de justiça e depois de tanta guerra dos operadores da justiça, onde é que está o segredo, onde é que ele já foi?!

Só nos deve falta conhecer do processo quantos pontos e vírgulas têm os documentos. Onde reina a credibilidade e as culpas da não credibilidade?!

2009-01-24

 

O que faz falta é "animar" a malta!

O caso Freeport pode ser um case study de grande animação "cultural/político".

Disseram-me que o "grande visado" deste caso, ou seja, José Sócrates, na qualidade de Ministro do Ambiente, de então penso, vai falar hoje aos jornalistas. O melhor é aguardar.

Mas não há dúvida que situações como esta é que trazem à baila "a grande política".

As pessoas em dificuldade, a discussão sobre um modelo de desenvolvimento que melhor se ajuste a este País, a ver se algum dia sairemos desta situação de grande desconforto generalizado, embora uma boa situação para alguns, é coisa que raramente alguém traz à conversa.

Não me vou meter no enredo deste caso Freeport, porque só sairia chamuscado e nada acrescentaria, pois esta situação é um caso de polícia pura e dura, embora a nossa polícia ande um pouco às arrecuas.
De qualquer modo, tenho algum gozo em atear a fogueira que já arde a bom ritmo.

Porque razão a comunicção social não se interroga sobre o papel de um tal Charles Smith, sócio da Smith &Pedro? Qual a sua intervenção global - estamos num mundo global onde não faltam offshores para todos os gostos - nas luvas. de que se fala, terem sido de 4 milhões de Euros? Um bom valor.

Aqui fica um tema para a especulação. Pergunto-me porque não ou porque sim não se especula sobre 4 milhões?`´E um valor insignificante?

Mas aguardemos porque certamente daqui a uns bons anos teremos no sistema informático da Comissão de Protecção de dados, de tão (des) protegidos que estamos, notícias sobre este caso. Só faltam cerca de 26 anos.


2009-01-23

 

Livro sobre o Iraque


 

Só faltava ficarmos surdos à conta do MP3


Cientistas avisam que a utilização prolongada de leitores de música pessoais pode prejudicar a audição.

Ouvir leitores de música pessoais com o volume elevado durante períodos prolongados pode provocar lesões auditivas permanentes, de acordo com um parecer hoje emitido pelo Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI).
O parecer científico mostra que 5-10% desses utilizadores poderão perder a audição se o fizerem durante mais de uma hora por dia, todas as semanas, com o volume elevado, durante pelo menos 5 anos.
A Comissão Europeia havia solicitado a este comité científico independente que examinasse o problema, dada a utilização generalizada dos leitores de música pessoais e o aumento súbito do número de jovens expostos. Os cientistas confirmam que há motivo de preocupação e a Comissão Europeia analisará agora com os Estados-Membros e as partes interessadas as medidas que podem ser adoptadas para melhor proteger as crianças e os adolescentes da exposição ao ruído dos leitores de música pessoais e de outros aparelhos semelhantes.

2009-01-21

 

Barack /eidge/ Obama


Uma vergonha. Tanta liberdade, tanta liberdade, mas o novo presidente do EUA ficou com o nome amputado.

Hussein é palavra interdita, impronunciável numa tomada de posse. Daí Barack Hussein Obama chamar-se para os americanos ( e para o mundo, claro está) Barack H. Obama, ou seja, Barack /eidge/ Obama.

GOOD LUCK Mr President /bəˈrɑːk hʊˈseɪn oʊˈbɑːmə


Foto: Reuters

Etiquetas:


 

Finalmente, há gás russo na Europa

Depois de vários dias de suspensão de fornecimento de gás russo à Europa, por desentendimentos entre a Rússia e a Ucrânia, o gás começa a chegar à Europa.Portugal não teve esse problema porque o seu abastecimento é feito de outra forma

Não é fácil entender como um espaço como a UE pode ser afectado por tensões entre terceiros. Isto só é possível porque há uma chantagem daqueles dois países entre si face à Europa e por razões diferentes.

A Europa tem uma diplomacia muito frágil em termos da sua ligação a estes países. Face à Rússia tem uma política de relacionamento dúbia, sem princípios e no caso do antimissel assumiu uma "posição à pilatos", contra os seus interesses e de subordinação a Bush. Vejamos agora o que se passará com OBAMA.

Quanto à Ucrânia a pressão sobre a UE para um estatuto especial de relacionamento é forte, contrariando os interesses da Rússia e a Europa pisca o olho sem mostrar exigências.


 

Acabou o Candidato. Chegou o Presidente

Também se acabaram os festejos da tomada de posse e agora Obama é, na realidade, o Presidente dos EUA.

E os problemas que tem de enfrentar, a partir de hoje, são reais e muito graves.

Muitos analistas disseram que OBAMA e a sua equipa começou logo com a eleição a preparar propostas, propostas para muitas frentes de problemas.

Esperamos tenha havido uma boa preparação e que, de forma convincente, as negoceie com os interessados e visados.

Muitas das propostas têm de ser direccionadas para a crise económica e aqui OBAMA parece estar a apostar no plano interno fortemente no investimento em infraestruturas, novas tecnologias, energias renováveis e na educação. No plano externo, apontou para uma reconfiguração do comércio internacional com base na partilha de poderes e deveres entre países, numa maior supervisão do sistema financeiro e numa globalização mais equilibrada.

 

Uso excessivo da violência

Tenho seguido de França as recentes polémicas sobre o adolescente morto a tiro pela polícia em Portugal. Infelizmente as histórias de uso excessivo da violência são também notícia por aqui. Existe em França uma Comissão Nacional de Deontologia da Segurança (CNDS) uma autoridade administrativa independente cuja missão é o controlo da deontologia das forças policiais.

Recentemente a CNDS publicou no jornal oficial (o equivalente francês do diário da republica) um relatório sobra a agressão de um cidadão turco que resistia a expulsão do território por um grupo de polícias. Segundo o testemunho escrito de um passageiro que assistiu à cena os polícias davam pontapés na vítima que estava algemada e imobilizada no chão. Após a denúncia do sucedido a hierarquia da polícia recusou-se a colaborar com a CNDS, a ministra do interior respondeu à comissão que o uso da violência tinha sido razoável. O mais grave de tudo foi a queixa apresentada pelos polícias contra a testemunha por "denúncia caluniosa" que levou o procurador a propor à testemunha a escrita de uma carta de desculpas e o pagamento de uma indemnização aos polícias acusados.

Face à total falta de colaboração da polícia e do ministério a única saída possível para a CNDS foi a publicação do relatório circunstanciado da investigação no jornal oficial. O artigo do monde pode ser visto aqui.

2009-01-20

 

Obama, Hoje, Presidente

Será mesmo uma nova era como diz o Dr. Mário Soares no seu artigo do DN A NOVA ERA?

Ou será apenas uma era de algumas novidades como a da eleição, pela primeira vez, de um afro - asiático americano para Presidente dos EUA?

Será mesmo que a chegada de Obama ao poder vai trazer um novo tipo de relações entre os EUA e os restantes países? Um tipo de relações mais cooperativo e menos de domínio de grande potência e, neste caso, como encará as relações com potências emergentes como a Rússia e a China? Irá, por exemplo, abandonar o projecto de um escudo anti-míssil na Europa, de que infelizmente face à Rússia e para agradar a Bush, a UE não se portou nada bem para quem diz que quer estabelecer relações de confiança com a Rússia e bem precisa?

O Médio Oriente vai ser mesmo uma prioridade para Obama? Mas com que estratégia? De forma séria irá lançar as bases da criação de um Estado Palestino? Israel aproveitou-se deste tempo de que já nem Bush era Presidente a sério nem Barack Obama tinha poder para desferir um golpe muito duro sobre os habitantes da faixa de Gaza. Reduzir a influência do Hamas não é cercando os palestinos, reduzindo o acesso aos abastecimentos e matando-os pela guerra. Haverá certamente outros meios e outras formas mais convincentes.

E o atoleiro do Iraque e o Afeganistão, já para não falar do Irão sempre sob a ameaça de Bush? Que medidas firmes?

Para ser a tal era nova de que Mário Soares fala, são necessárias políticas muito bem firmes e sustentadas para enfrentar estes e outros problemas e, nomeadamente, a crise económica muito grave e muito profunda, onde a Europa está talvez mais atolada que os próprios EUA que estiveram, pelo conhecimento actual que temos, na origem de tudo.

Esperemos que a sua simpatia seja muito mais do que simpatia e que a equipa escolhida seja capaz de o apoiar a fazer obra histórica, certamente para os EUA em primeiro lugar e outra coisa não é de esperar, mas no Mundo e em várias frentes e domínios.


2009-01-19

 

Putin sugere “cuidado com Obama” ...I'm sorry.


O primeiro-ministro Vladimir Putin elogiou esta semana o próximo presidente dos EUA, Barack Obama.
"Obama parece um homem sincero e aberto e isso, naturalmente, atrai as pessoas", disse Putin a um jornal alemão em Dresden, cidade onde trabalhou como agente da KGB entre 1985 e 1990.

Mas Putin disse muito mais.

"É minha profunda convicção de que as mais amargas decepções costumam resultar das excessivas expectativas. Temos que ver o que acontece na prática”, reiterou.

Melhor tradução: Moscovo precisa de “ver para crer”.

É que Obama ainda não explicou publicamente se os EUA vão ou não continuar com o plano de defesa antimísseis na Polónia e na República Checa. A somar a questão da adesão à Nato da Geórgia e Ucrânia (prioridade de Obama?)

Interessante foi a frase de Putin confessando estar muito “impressionado” com a euforia da Europa relativamente a Obama. Ironia...pura.

YES, WE CAN.

CAN’T WE? CAN'T WE, Mr.Sócrates?
 

José Sócrates joga na maioria absoluta

O Primeiro Ministro, ou melhor, José Sócrates na qualidade de Secretário Geral do PS apresentou ontem, em Lisboa, a sua moção ao Congresso que, como se sabe, foi elaborada por uma equipa PS integrada de vários matizes políticos sob a coordenação de António Costa, actual nº2 e Presidente da Câmara de Lisboa.

A proposta integra algumas ideias interessantes: 12 anos de escolaridade obrigatória, regionalização, casamentos gay, alívio da carga fiscal à classe média, ou dito de outra forma, promoção do aumento do poder de compra da classe média e um combate aos "offshores".

São ideias de natureza marcadamente social algumas e no caso dos offshores de algum contrapeso a um certo capitalismo selvagem cujos exemplos mais típicos ou mais conhecidos no nosso País são veiculados pelos escândalos na Banca (BCP, BPN e BPP).

Sobre os offshores, gostaria de colocar a questão da Madeira.

Conheço bem os argumentos da SDM - Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, que até não reconhece que à Madeira se possa aplicar o conceito de offshore e em seu lugar criou a figura de CINM - Centro Internacional de Negócios da Madeira.

Poderá ter alguma razão, na medida em que se regula pela legislação da UE e a regulação compete ao Banco de Portugal (BP).

Sobre o tipo de regulação não é preciso dizer muito. Os três escândalos da banca portuguesa caracterizam de per si a qualidade do BP como órgão de regulação.

Mas no CINM há uma componente forte de offshore, na medida em que a SDM se limita a alocar espaço no caso da Zona Franca Industrial na zona territorial que lhe está afecta no Caniçal e nas outras componentes (serviços e banca) a cobrar um montante pelo direito de se registarem no CINM, a maioria das vezes em escritórios de advogados e ou em pequenos escritórios alugados porque empregos quase não criam, em contrapartida das isenções ou reduções de vários impostos. Neste domínio, pouco diverge dos paraísos fiscais.

E o problema que se coloca e que um combate aos offshores requer é que se diga como será "tratado" o CINM, neste contexto.

Não sou contra o CINM (com uma regulação séria para se evitar ou reduzir indícios de branqueamento de capitais de que a imprensa internacional tem feito eco), embora a forma de gestão consentida só tenha vindo a beneficiar os sócios privados. Nem as finanças do governo regional têm sido alimentadas com os seus elevados lucros ao longo do tempo.

Por outro lado, o CINM deve gizado com uma função bem mais nobre, a de atrair investimentos intrnacionais e nacionais, estruturantes para a economia da região, abandonando os investidores tendencialmente especuladores.

Esta é uma preocupação que tenho como madeirense, mas não deixa de ser uma questão nacional.


2009-01-18

 

Divirta-se

Tem mesmo muito mais piada que ler a Drª. Ferreira Leite (e-mail recebido)

Divirta-se com cuidado, muito muito cuidado **não acertar na **Madre Teresa e nem pensem que acertam mesmohttp://sorisomail.com/email/1456/farto-de-politicos.html

Afinal conseguiu salvar Portugal? Azar parece que não. Tem de encontrar outro caminho.


 

Mais UMA da Drª. Ferreira Leite

Uma gafe monumental no seu primeiro comício de líder do PSD de que vamos dar conta adiante.

Começa a fazer sentido interrogar-mo-nos se a Drª.se prepara mal ou se é mal informada. E, neste segundo aspecto, se por desleixo dos informadores, por inépcia, ou para minar o ambiente, pois tenho ainda a ideia de que MFL não é muito leviana e que faz uma preparação q.b, o que também coloca uma outra questão, que é a de ter assumido funções para que não tem jeito. Não há mal nenhum nisso. Preciso é reconhecer e ter a coragem para assumir o falhanço e sobre este ponto acho que Ferreira Leite não vai sair do poleiro pelos seus pés, mas irá ser projectada contra a sua vontade.

Maldade minha? Não, cada dia que passa, isto me parece bem cristalino. Faça como Filipe Menezes, reconheça a sua falta de jeito e de perspicácia. Pensando bem não pode ter. Ferreira Leite foi sempre chamada para exercer isto ou aquilo e sempre por amizade e nunca por ter tido um desempenho político digno de se ver.

Alguém viu uma atitude política digna de Ferreira Leite, mesmo dentro do PSD em algum momento da sua vida?!

Mas afinal qual a gafe?

Ferreira Leite, em pleno comício e a pelos pulmões afirmou de voz forte que o governo de José Sócrates tinha "instrumentlaizado a Lusa" Acusação à Lusa sobre TGV cai mal no PSD para em Madrid fazer queixa dela ao governo espanhol.

E aí teve aquele tirada que com ela TGV nunca, o que Pedro Passos Coelho hoje em entrevista ao DN/TSF não vem apoiar. Ferreira Leite cada vez mais só com Pacheco Pereira ainda, mas que já começou a dizer que não vai votar em Lisboa.

2009-01-17

 

De novo com a Drª. Ferreira Leite

Este post ou algo de parecido era para ter sido escrito ontem. A netcabo, porém, trocou-me as voltas e só hoje recuperei a (re) volta à NET.

Venho felicitar MFL, dar-lhe mesmo parabéns, porque, com a sua gestão política, o PSD atinge, numa sondagem, algo nunca conquistado na sua história, a mais baixa percentagem de sempre - 23%.

É verdade que o Expresso de lhe dá noutra sondagem - 30%. Sobre estas discrepâncias de valores, Jorge de Sá, especialista de sondagens, explica hoje no DN que esta diferença se deve à sondagem feita para o CM (23%) conter 7% de indecisos e não os distribuir pelos partidos, como acontece com a do Expresso e insiste "desde que analiso sondagens o PSD nunca apresentou um nível tão baixo" e acentua que este nível deve ser visto como "uma fasquia preocupante".

2009-01-16

 

AS OFFSHORES SÂO OVNIS, SABIA?


Finalmente, aprendi alguma coisa de ufologia. Na adolescência sempre que olhava à noite para a linha do horizonte do Atlântico pensava que via algo estranho.
Umas estrelas que brilhavam demais. E todos me diziam: Lília, são os barcos do peixe-espanha-preto à pesca.

É preciso uma pessoa crescer, os anos passarem, e estar atento às notícias para concluir que eu tinha razão. Os ovnis existem. Um dia disse que as offshores eram sociedades secretas (nunca chamei mal feitores) e íam-me "engolindo" viva. Mas já não me sinto só. Há ovnis, sim senhora, e vivem entre nós.

Vejamos o que esta semana disseram João Cravinho e Miguel Cadilhe.

Em todos estes casos nós percebemos que as “offshore” estão no centro. Não há razão rigorosamente nenhuma para aceitar as “offshore” senão como uma prática de mal feitores”, disse hoje João Cravinho, actual administrador do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). O antigo ministro do PS, autor de um projecto anti-corrupção que nunca chegou a ser votado pela Assembleia da República, desafia o Governo “a resolver a questão do “offshore” da Madeira e a actuar “através da cooperação internacional”.
Na conferência, em Cascais, sobre a crise mundial, Cravinho deu exemplos: “Operação Furacão” , BCP e BPN para justificar o seu grito de acabar com os “paraísos fiscais”.
Nem a propósito.
Sobre o BPN, Miguel Cadilhe disse um dia antes no parlamento nacional que o número de activos do grupo é extenso e que há empresas ainda não identificadas.
«Entre estas, há umas que são para liquidar e outras, pelo contrário, são activos importantes. Esta operação serviu para detectar todas as offshores, que são 94. Há uma tecelagem de offshores que permitiram práticas evasivas», referiu.

Meu Deus, tanto OVNI.

Etiquetas:


2009-01-15

 

A Dra Manuela Ferreira Leite, "a lebre", com o barco a pique

Há alguns dias já que não falo de Ferreira Leite. Ela merece que se fale dela, embora francamente não seja uma pessoa das minhas simpatias, não como pessoa mas pela sua personalidade: uma pessoa rígida, pintada de "muito ponderada", mas que entra numa de populismo, até admite que o irmão, o Dr. Dias Ferreira, possa ser candidato a uma autarquia. Somos os dois do Sporting, mas era a última pessoa que eu gostaria de ver numa posição chave, a não ser para o Sporting não fechar a porta.

Mas indo em frente porque merece Ferreira Leite que se vale dela?

Porque conseguiu ter a pior sondagem para o PSD de há muitos anos, tanto assim é que hoje li que Ferreira Leite era "a lebre" de Rui Rio ou Alexandre Relvas no PSD. Acho que lhe fica muito bem.

 

D. José Policarpo ...e as palavras

Isto da igreja ir falar a casinos tem por vezes o seu quê...de perturbação. As máquinas, o dinheiro fácil, o jogo,...o pecado, assuntos de que se diz a igreja deveria "manter-se" longe. Diz-se. ...

Certamente esta aproximação ao perigo deve a dada altura ter tornado menos fluente o discorrer da palavra de D. José Policarpo, que diga-se, não se saiu lá muito bem, nos conselhos às jovens casadoiras, parecendo até que os casamentos entre católicos são um mar de rosas, abrem o caminho direitinho ao céu. Nada de violência doméstica, respeito mútuo sempre, grandes exemplos aos filhos, etc, etc.

Li, na realidade, algumas frases menos felizes. mas admito foram proferidas em local pouco digno para o exercício do munus episcopal e como tal o meio não deixa de influenciar.

A igreja tem por vezes uma grande inclinação para se meter onde não deve e esta de D. José Policarpo foi o tal tiro no pé.


2009-01-14

 

Vi hoje futebol na TV...

Não é novidade, pois de vez em quando lá estou eu caidinho frente ao écran. Vi parte do jogo do Sporting, o meu clube favorito e o golo foi um fora de jogo de todo o tamanho. Só mesmo o árbitro não viu. Começo a dar razão a Jorge de Jesus. Excepto os três grandes, a "conta que Deus fez", imagine-se quem terá sido esse Deus, é mesmo dificil intrometer-se entre os primeiros.

Mas resolvi ver o Benfica pela curiosidade de que Maradona, agora na qualidade de seleccionador argentino, estaria no jogo a observar os jogadores argentinos do Benfica.

Não percebi a (in) diplomacia benfiquista. No mínimo, gozaram com o homem. Só Di Maria jogou cerca de 30 minutos e que grande golo!. O Maradona nunca mais parava de bater palmas. Certamente já se arrependeram de o pôr a jogar. Ainda é castigado. O Aimar, esse nem sombra. Afinal porque não informaram o Maradona que os jogadores que ela vinha observar estavam, vamos lá, "enfermos"?

Cada vez percebo menos.


 

Meias verdades ...meias mentiras

Do caso BPN, duvido que alguma vez o cidadão comum venha a ter uma ideia do quanto foi o montante do "desfalque". Utilizemos este termo por ser o mais compreensível, pois toda a gente sabe o que é um desfalque. E com mais ou menos rigor o que se passou no BPN é ao fim e ao cabo algo de parecido, mais grave embora.

Diz a imprensa e continua a dizer que, quando o Governo interveio, havia um "buraco" de 700 milhões de euros. Apontou-se aquele número que nada tem a ver com a realidade, que era bem mais negra.

No entanto a situação prossegue e ninguém nos diz quanto foi apurado. A Caixa Geral de Depósitos, o Banco de Portugal deveriam de vez em quando dizer algo do que se passa, mas nada. Contudo continua a ouvir-se dizer que o BPN segue a mesma política de Oliveira Costa. isto sem exagero, porque se o BPN agora gerido pela CGD oferece melhores condições do que quem o gere, pouco se compreende. Mas prosseguindo...

Parece que António Franco, antigo director de operações do BPN e pessoa de extrema confiança de Oliveira Costa está numa de colaborar com a justiça (ver Administrador do BPN colabora com a justiça) Resta perguntar, porque estas coisas nunca são lineares: trata-se de uma estratégia concertada com quem?


 

Um debate Alegre no Parlamento

Era bom que a política não fosse apenas isto ou sendo mais tolerante fosse muito mais do que a defesa "cega" de pessoas (políticos) de que estamos próximos por amizade ou por "ideologia".

Do que se precisa é de uma actuação política mais objectiva, mais fundamentada, mais esclarecedora, onde se mostrem as diferenças, as limitações, a graduação de etapas. Uma actuação política sobretudo com intervenções sérias e não de jogos políticos. Isto é pedir muito. Ninguém vai por aqui. E concluo para minha tristeza que os interesses em confronto não se defendem com este tipo de comportamentos.

E a propósito porque se decidiu aquela ida à Comissão parlamentar de inquérito sobre o BPN de José Oliveira Costa? Certamente para fazê-lo espairecer um pouco... Já se antevia tudo aquilo e se a discussão política de fundo é a justeza ou não da intervenção do governo no caso BPN para quê a audição ao ex-presidente detido?

Mas desviei um pouco o assunto. Hoje o tema do debate Governo/Parlamento é a saúde, cuja ministra é Ana Jorge que foi apoiante de Alegre e a imprensa não deixa de "revelar" que o tema escolhido agrada a Alegre.

Bem será que a ministra Ana Jorge, de facto uma simpatia pelo menos televisiva, está a ser assim tão excelente?

Pôs alguma água na fervura da ebulição provocada por Correia de Campos, mas pelo que tenho ouvido e presenciado, os passos dados são muito pequeninos: as esperas continuam, intervenções que se deveriam fazer ao fim de seis meses em certos hospitais, fazem-se ao fim de dezasseis depois com perigo de vida nestes atrasos, etc , etc.

Não queiramos ir para um país de castas!...

2009-01-13

 

Alberto João Jardim perdeu ontem

Mário Crespo pregou mesmo uma partida a Alberto joão Jardim, pondo-o a disputar os écrans com Cristiano Ronaldo. Uma boa maldade que não se faz com "estrelas" da mesma terra.

Cristiano Ronaldo em todos os ecrans nacionais e internacionais e Jardim circunscito ao écran da SIC e a dizer aquilo que já se sabe que ele diz. Até o fogo na casa da família Ronaldo terá sido mais atractivo.


 

Diferenças de tratamento jornalístico

Num artigo recente João Abel de Freitas tece alguns comentários a propósito do tratamento jornalístico da actual guerra da faixa de Gaza. O conflito tem tido um enorme eco em França com grandes manifestações contra a agressão de Israel e também manifestações de apoio a Israel ou de solidariedade com as vítimas dos foguetes do Hamas. Tal como é comum nestas ocasiões ambas as partes acusam os jornalistas de desinformação, o exemplo mais extremo é o processo de que foi alvo o jornalista da France 2, Charles Enderlin, por ter filmado em 2000 uma reportagem sobre a morte de uma criança palestina vítima das balas de um soldado. As notícias sobre as vítimas dos atentados suicidas ou dos foguetes lançados contra civis israelitas são também alvo de críticas de alguns defensores da causa Palestina.

Um caso actual de evidente desequilíbrio é o tratamento dado a duas agressões de jovens franceses por razões supostamente ligadas à guerra entre Israel e Gaza. No primeiro caso uma jovem judia de 14 anos foi agredida e insultada por quatro adolescentes de origem árabe de 13 a 16 anos com referências directas à religião e à guerra. O caso foi abundantemente comentado no próprio dia sendo mesmo notícia de abertura de jornais radiofónicos. No segundo caso no passado dia 12 dois jovens de origem árabe foram agredidos à saída de um liceu parisience por membros da Liga de Defesa Judaica por terem recusado um comunicado. A primeira notícia, publicada na altura foi (como podem ver no link) rapidamente retirada para "não entravar o bom desenvolvimento do inquérito". Só passados dois dias e alguma agitação na blogosfera é que a notícia começa timidamente a aparecer.

2009-01-12

 

DESABAFOS DE UMA INSULAR

Sabiam que na Madeira para ter acesso à SIC e TVI somos obrigados a assinar o serviço de TV Cabo?
Que a diferença entre insularidade e interioridade é que nas ilhas os comboios não passam?
Que uma rapidinha de fim de semana a Lisboa, se não for bem planeada, pode chegar aos 500 euros, num percurso de uma hora e meia de avião?
Que confundir a Madeira com Jardim é a maior estupidez politica?
Que a Madeira foi a única região do país onde Mário Soares não fez uma presidência aberta?
Que os madeirenses gostariam de ter tido, durante o mandato do PS que este ano termina, uma visita oficial do nosso primeiro ministro à Madeira?
Que é errado dizer-se que os madeirenses são todos Alberto João e que está tudo vendido ao poder?
Que muitos dos que criticam o sistema politico regional chegam à ilha e desfazem-se em lambe-botas?

Que parva sou! Tinha-me esquecido que Jaime Gama foi o coveiro do défice democrático.

Mas uma coisa é certa. Os madeirenses começam a sentir-se abandonados por falta de referências da República. Estou farta que confundam a árvore com a floresta. Nas últimas legislativas, o PS conquistou na Madeira três deputados, o mesmo número que o PSD. Será que isto não diz nada?
 

A data das eleições (2)

Cavaco Silva diz coisas certas ... de vez em quando.

É por demais evidente que a agenda política deve centrar-se nos problemas do País. Alguém duvida? E quais são?

Um PR não está inibido de dizer quais são.

Os problemas deste País situam-se e sempre se situaram, na sua essência, na vertente económica e o PR como economista ou melhor, como financista que é, tem toda a nossa receptividade para os dizer. Vejamos o ex- PR Jorge Sampaio hoje até vem com duas páginas no DN CINCO REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DE UMA ESTRATÉGIA NACIONAL.

Podemos discordar, mas isso é (ou devia ser) o mais normal possível em democracia.

Há várias formas de "pegar no boi pelos cornos", evitando que ele não nos espete os ditos no físico, senão é o desastre.

Cavaco Silva sabe que pode ajudar a corrigir, o problema é querer, a data legal mas muito péssima das eleições legislativas. Não está interessado? Pensa que com isso favorecia o PS? Até admito que seja por isso e que tal decisão favoreça. Mas o País não ficaria mais favorecido?

Certamente, não será fácil reunir brevemente estas condições para "reorientar/corrigir" um erro persistente do nosso sistema eleitoral: eleições legislativas no primeiro semestre do ano


2009-01-11

 

A data das eleições

Há todo um processo formal para marcar as datas de eleições. Mas circulam rumores de datas e de inclinações sobre datas sobrepostas e esses rumores ou eventuais falsas notícias só lançam achas na fogueira.

Belém não parece estar isenta no atirar do barro à parede. Começa-se a pensar que a frase de Mário Crespo sobre Belém que originou uma carta a Balsemão (a despropósito refira-se) não esteja assim tão vazia de sentido.

Certamente não deve ter sido de geração espontânea que o Expresso, ontem, avançou com a ideia de que o Presidente quer legislativas e autárquicas em conjunto. Concordamos que não foi Cavaco Silva a fonte genuina. Mas por vezes há gente próxima que insinua que ...

Deixemos este campo de recados e vamos ao que interessa.

Há muitos anos se diz e discute e parecia haver um grande consenso que as eleições legislativas deveriam realizar-se no primeiro semestre, por tudo o que se sabe: programa, orçamento, etc, o governo decorrente do processo eleitoral entrar o ano na posse de instrumentos de uma boa governação.

Porque não se faz isso este ano? Há tempo para isso tudo desde que os políticos assim o queiram, sem jogos eleitorais e assim se chegava a uma posição regulada.

E fazer coincidir as eleições do parlamento europeu com as legislativas seria óptimo: tudo a favor até porque são eleições de natureza semelhante.

Já misturar legislativas com autárquicas é a grande confusão. São eleições tão diferentes, tão diferentes, que tal decisão corresponderia a uma absoluta falta de respeito pelo cidadão eleitor.

Por isso, não quero crer que seja essa a vontade do Senhor Presidente. Acho mesmo que houve aí algum equívoco das pessoas que lançaram o barro à parede, ou melhor dito, as achas na fogueira.

2009-01-09

 

Falsa partida de Manuela Ferreira Leite


Percebe-se o "timing" do desafio de Manuela Ferreira Leite, lider do PSD, a José Sócrates, primeiro ministro, para um debate na televisão.
O cerco aperta-se. Os momentos de silêncio foram demasiado longos e dentro do partido há muitos, pelo menos alguns, a falarem em congresso extraordinário dos "laranja". A comissão política do PSD/Madeira, liderada por Alberto João Jardim, estendeu o benefício da dúvida até finais de Fevereiro (coincide com o Carnaval).
E tal como Guilherme Silva, porta-voz da reunião, disse, a direcção nacional terá de garantir que tem condições para substituir o PS pelo PSD nos três actos eleitorais. É obra! Portanto, é óbvio que Ferreira Leite queira, agora, tentar marcar agenda sabendo de antemão que Sócrates iria recusar. Mas foi uma acção de marketing político em vão, diga-se. Não estamos, ainda, em campanha eleitoral e infelizmente a história democrática portuguesa não tem dado exemplos deste tipo de frente-a-frente fora dos calendários das urnas. O debate entre o governo e os deputados faz-se quinzenalmente na Assembleia da República (na Madeira nem isso).

Obviamente que os debates entre os candidatos a primeiro ministro surgirão na altura certa. Mas se Manuela Ferreira Leite quer antecipar, explique, então, em primeiro lugar aos Portugueses que modelo quer para o país. Há palcos de sobra para o evento. É que, ainda, ninguém entendeu. A confusão é de tal ordem que as palavras baralham. Portanto, venha daí um pré-manifesto que esclareça a posição do PSD face à economia, ao ensino, à saúde, ao desemprego, ao investimento, às relações internacionais e conflitos armados, às ligações institucionais com as regiões autónomas, às questões europeias e autárquicas. Há tanto para explicar.

O povinho vai exigir muito mais destas eleições legislativas do que um mero lazer televisivo. Para isso tem telenovelas, talkshows, danças com eles, cantorias e momentos da verdade. E esta é válida para o partido do poder.

Etiquetas: , ,


 

CONTROLINVESTE NA NET

A Controlinveste, grupo do DN, JN e muitos outros títulos, acaba de lançar o seu site institucional http://www.controlinveste.pt
 

 

Venho penitenciar-me e pedir desculpa

Ontem coloquei aqui um post "que rico castigo!" . Quero rectificar o seu conteúdo pois a PJ suspendeu o seu inspector durante 18 meses e sem vencimento. Inteiramente de acordo com o sentido do sanção. Estava mal informado e registo aqui as minhas desculpas por ter informado incorretamente quem leu esse post. Ver Judiciária aplica sanção que deixou de existir na lei.

De acordo com a leitura deste artigo do DN o inspector sancionado vai recorrer da pena, alegando que lei não contempla a sanção aplicada.


2009-01-08

 

A cirrose de Lula da Silva


Cavaco Silva, na qualidade de primeiro ministro português, disse, um dia, que gastava só cinco minutos a ler os jornais (incluindo, provavelmente, neste "timing" as "news" estrangeiras, sobretudo económicas). Um autêntico Speedy Gonzales, ratinho conhecido no Brasil como o "Ligeirinho". A isto chama-se educação cívica em formato rápido.
Mas Lula da Silva, o presidente do Brasil, conseguiu ser mais criativo. Simplesmente garantiu com a sua voz rouca que não lê jornais porque é coisa que lhe faz mal ao fígado. Eu que pensava, graças ao google, que os responsáveis pela doença estavam relacionados com o abuso de álcool, o uso de certos medicamentos, a exposição a certas substâncias químicas, infecções (incluido as hepatite B e C), doenças auto-imunes (incluindo a hepatite auto-imune crónica), obstrução do canal biliar, obstrução persistente do fluxo de sangue procedente do fígado (como na síndroma de Budd-Chiari), perturbações cardíacas e vasculares, deficiência de alfa1-antitripsina... mas os jornais?
Presidente, ler não é comer. Nem beber. Tocar nos jornais não infecta. Ninguém o obriga a mastigar e engolir as páginas da imprensa escrita. Sinceramente, só tenho pena dos assessores que lhe fazem o resumo das noticias diárias. Vão morrer cedo e de cirrose.

Mas já percebi. O ideal seria aplicar uma terapia preventiva, calar os jornalistas brasileiros. Lula já se esqueceu como chegou a presidente.

Que raio. Porque será que os países com longas ditaduras não sabem viver em democracia? Nota-se que, de vez em quando, soltam-se-lhes os tiques da herança. Até dá arrepios porque começam sempre pela chatice que é viver com liberdade de Informação e de expressão.

Etiquetas:


 

Barack Obama e a crise


Leia o que diz Obama: "Será tarde demais se não tomarmos
...
 

Que rico castigo!

Pergunta-se: quem enjeita semelhante castigo?!

Li hoje que a PJ aplicou a um seu inspector um castigo - de não de trabalho durante prazo de 18 meses, mas com direito a vencimento.

O inspector é castigado porque trabalhou para um detective particular e usou material da PJ para fazer vigilâncias.

Castigos deste tipo é um incentivo a elementos das forças da ordem a trabalhar para vigilantes particulares e a desviar uns tantos materiais para uso privado temporário.

Ganham mais umas massas e depois, se foram apanhados, ficam suspensos com ordenado e livres para trabalhar durante a suspensão. Que maravilha de castigo!

 

 

 


 


 

Médio Oriente - Atenção ao Livro de Estilo dos Media


Pratos da Balança desregulados (e-mail recebido)

Doze Regras de Redacção dos Grandes Media Internacionais quando a notícia é do Médio Oriente

1) No Médio Oriente são sempre os árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. É inconveniente falar em «represálias» quando se tratar do exército israelita.

2) Os árabes, palestinianos ou libaneses, não têm o direito de matar civis. A isso chama-se «terrorismo».

3) Israel tem o direito de matar civis. A isso chama-se «legítima defesa».

4) Quando Israel mata civis em massa, as potências ocidentais pedem que seja mais comedido. A isso chama-se «reacção da comunidade internacional».

5) Os palestinianos e os libaneses não têm o direito de capturar soldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos de combate. Isso chama-se «sequestro de pessoas indefesas».

6) Israel tem o direito de sequestrar a qualquer hora e em qualquer lugar quantos palestinianos e libaneses desejar. Actualmente são mais de 10 mil, 300 dos quais são crianças e mil são mulheres. Não é necessária qualquer prova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter sequestrados presos indefinidamente, mesmo que sejam autoridades eleitas democraticamente pelos palestinianos. Isto chama-se «prisão de terroristas».

7) Quando se mencionam as palavras «Hezbollah» e «Hamas», é obrigatório a mesma frase conter a expressão «apoiado e financiado pela Síria e pelo Irão».

8) Quando se menciona «Israel», é proibida qualquer menção à expressão «apoiado e financiado pelos EUA». Isso poderia dar a impressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigo de existência.

9) Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões «territórios ocupados», «resoluções da ONU», «violações dos Direitos Humanos» ou «Convenção de Genebra».

10) Tanto os palestinianos como os libaneses são sempre «cobardes», que se escondem entre a população civil. Se eles dormem nas suas casas, com as suas famílias, a isso dá-se o nome de «dissimulação» e «cobardia». Israel tem o direito de aniquilar com bombas e mísseis os bairros onde eles dormem. A isso chama-se «acção cirúrgica de alta precisão».

11) Os israelitas falam melhor inglês, francês, espanhol e português que os árabes. Por isso eles e os que os apoiam devem ser mais entrevistados e ter mais oportunidades do que os árabes para explicar as presentes Regras de Redacção (de 1 a 10) ao grande público. A isso chama-se «neutralidade jornalística».

12) Todas as pessoas que não estão de acordo com as Regras de Redacção acima expostas são «terroristas anti-semitas de alta periculosidade».

 

Ecologia: as promessas de Sarkozy e a realidade


View Larger Map

Uma das promessas de campanha de Nicolas Sarkozy foi a de uma mudança total da acção politica em França para um melhor respeito do ambiente. No inicio do mandato (em 2007) Sarkozy criou vários grupos de trabalho encarregados de lhe submeterem propostas sobre diversos temas como a economia, a justiça, a imprensa, o ambiente, etc. No caso do ambiente o grupo reuniu muitos actores, nomeadamente as mais importantes ONG, alguns sindicatos e alguns especialistas e ficou conhecido como "Grenelle de l'Environement"(*).

O grupo de trabalho propôs ao governo uma grande quantidade de medidas, por exemplo: bónus/penalidade para os carros segunda a emissão de CO2, incentivos à agricultura biológica, moratória sobre a cultura de OGM ao ar livre, regras de isolamento térmico em novas construções, etc.

Passados vários meses as associações ecologistas estão desiludidas com os resultados obtidos, alguns projectos foram abandonados (por exemplo a moratória dos OGM), outros desnaturados. Numa iniciativa recente a Alliance pour la planéte que agrupa algumas das mais mediáticas organizações ecologistas (Green Peace, amigos da terra, fondation Nicolas Hulot, etc) criaram um site que cartografa os projectos em curso incompatíveis com as promessas governamentais.

Uma iniciativa interessante que poderá dar ideias para outros países e outras áreas da politica.

(*) A expressão "Grenelle de..." é muito usada em França quando se fala de reunir os principais protagonistas de um sector para fazer uma reforma. Na sequência do Maio de 1968 o governo reuniu na Rua de Grenelle em Paris os sindicatos e as organizações patronais para por fim à greve geral, dessa reunião resultou a modificação das leis laborais com a redução do horário de trabalho e um aumento generalizado dos salários.

2009-01-07

 

Previsões do Banco de Portugal

No contexto mundial de grande depressão que se espera para 2009, as previsões do Banco de Portugal para o País não são nada de temer. Quase apetece dizer, oxalá que sejam mesmo estas as previsões reais.

Uma quebra do PIB de -0.8%, uma inflação de 1% com tendência para eventualmente descer é o chamado "bom cenário".

Que o governo ponha rapidamente em prática as medidas que anunciou em Dezembro último é importante para estancar ou pelo menos atenuar o impacto no desemprego.

O desemprego é o grande problema e todas as frentes para sustentar trabalho, governo, autarquias e empresas, têm de ser accionadas.


2009-01-06

 

Hoje 6 de Janeiro - Dia de Reis

6 de Janeiro é o dia dedicado aos "magos" vindos do Oriente, guiados por uma estrela, para visitar o menino Jesus recém nascido.

Não se sabe ao certo quantos eram esses magos. Há pinturas várias de magos a "adorar o menino": algumas com dois magos, outras com 4 e outras até com 12.

A igreja, com a "sua ciência e fé", fixou em três os magos e decide chamar-lhes de reis. Daí, o dia de reis que para os nossos vizinhos espanhóis é o dia das prendas.

E assim temos Baltazar - o rei africano, Belchior - o europeu e Gaspar - o asiático.

Não se pense que tudo isto aconteceu por mero acaso. Lá diz o provérbio "três é a conta que Deus fez". A igreja que se diz independente politicamente e quer ver-nos todos no céu mas na terra é uma aliada dos poderosos, já naquele tempo era só política. E se olharmos para as oferendas é bom de ver quem deu o ouro ao menino, só podia ser o rei europeu e a mirra, uma erva daninha e amarga, o rei africano. Para o asiático, ficou uma prenda de valor intermédio, o incenso. Tudo muito certinho.

2009-01-05

 

Criatividade, Auxílios de Estado e Salmonellas


A 7 de Janeiro, a presidência checa da UE e a Comissão Europeia irão proceder ao lançamento oficial, em Praga, do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação sob o seguinte lema: “Imaginar – Criar - Inovar”. É tudo muito bonito mas sem "cash" será que a criatividade se esgota? Claro que não. A Comissão acabou de aprovar, ao abrigo das regras dos auxílios estatais previstas no Tratado CE, duas medidas concretas adoptadas pela Alemanha para combater a crise económica. A primeira, um programa alemão de empréstimos no valor de 15 000 milhões de euros ("KfW-Sonderprogramm 2009"), que se destina a fornecer liquidez a empresas afectadas pelas actuais restrições de crédito, prevê bonificações das taxas de juro em empréstimos para financiar investimentos e fundos de maneio até 50 milhões de euros, a conceder a empresas com um volume de negócios inferior a 500 milhões de euros. O programa será administrado pelo Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), o principal banco público de desenvolvimento da Alemanha. A segunda medida, um regime-quadro federal ("Bundesregelung Kleinbeihilfen") prevê que os protagonistas de política económica a nível federal, regional e local concedam ajudas até 500 000 euros por empresa carenciada. Estes são os primeiros casos a serem aprovados ao abrigo do novo enquadramento temporário da Comissão que prevê que os Estados-Membros utilizem novas possibilidades para fazer face aos efeitos das restrições de crédito na economia real. Como última novidade, os ovos de galinhas poedeiras, a partir de 1 de Janeiro, que não tenham sido controlados para apurar a presença de Salmonella ou em que tenham sido detectada a sua presença, não poderão ser vendidos como ovos de mesa, devendo ser tratados como produtos ovícolas e pasteurizados de forma a eliminar eventuais riscos para os consumidores.

Etiquetas: , ,


 

Constituição? É a comitiva do Presidente da República

Não julguem que é anedota. Antes fosse. Mas esta história é verdadeira e retrata muito bem o que tem sido o Ensino neste país. Não vou falar de culpados ou de responsáveis. Mas que os há, há.
Não entendo, juro, como é possível chegar aos 18-19 anos e desconhecer completamente o funcionamento da Assembleia da República, o significado de orgãos de soberania, quais os partidos representados nos parlamentos nacional e regionais, de Europa o melhor é passar à frente. Estou a falar de cidadania. Estou a falar para (e de) gente que vota. São jovens que têm idade para decidir politicamente e que não sabem onde fica o norte. Mas sabem o significado das Jotas, organizações que deveriam ser extintas porque não fazem sentido. Só trazem vícios com o passaporte de emprego assegurado. Neste sentido, questiono por que não há uma organização sénior dentro de cada partido? Adiante. A verdade é que encontrei uma plateia de verdes anos que andava a zeros quanto aos significados de referendo, hemiciclo, sufrágio, e Constituição Portuguesa.

"Quem sabe o que é a Constituição», perguntei.
Silêncio. Alguém resolve quebrar o incómodo das bocas fechadas e dispara.
«Constituição Portuguesa é a comitiva do Presidente da República», diz.

Portugal não pode continuar assim.

O que mais me choca é que esta malta quer aprender e está interessada, ao contrário das ideias feitas de que "não ligam nada". Pois não ligam...e alguém lhes ligou?

Etiquetas:


 

UE sem rumo em Política Externa

A guerra na Faixa de Gaza vem mostrar o que vale a UE neste domínio. A presidência checa da UE mete o pé na poça logo na sua primeira declaração pública sobre o assunto, ao dizer que se tratava de uma "acção defensiva de Israel" o que lhe valeu mais tarde um pedido de desculpa e na prática a liderança negocial é de Sarkozy, o equivalente a ter no terreno "duas missões europeias": a francesa e a europeia.

 

Faixa de Gaza em situação de extrema penúria

Uma informação detalhada sobre a Faixa de Gaza como resultado da guerra onde tudo falta e onde impera o medo pode ser lida em Faixa de Gaza dividida e sem recursos e La situation humanitaire à Gaza est catastrophique selon les ONG

 

Faixa da Gaza: Contra quem é esta guerra?

Se cerca de 30% dos mortos da guerra e se uma percentagem ainda maior dos feridos são crianças e mulheres, como diz muita da comunicção social, nacional e internacional, se se está numa zona sem qualquer hipótese de defesa da população, dos ataques indiscriminados por terra, mar e ar das forças israelitas, contra quem é esta guerra?

Independentemente da análise que se faça sobre quem recai a culpa deste reacender da luta mais uma vez entre uma parte dos palestinos (Hamas) e Israel, não tenho dúvidas de que a resposta por parte de Israel é desmesurada. O "castigo" não se destina ao Hamas, embora seja essa a razão invocada. Todo o povo da Faixa de Gaza é sacrificado, o que é gravíssimo, porque esta mortandade decorre da disputa eleitoral em curso em Israel.


2009-01-03

 

SOCORRO! Continuo a ser perseguida pelo MEO!


Bem me tinham avisado. Mas eu não acreditei. Há meses que desisti deste maldito serviço. Já expliquei que os técnicos foram os próprios que garantiram que o sinal de internet não chegava ao escritório, razão porque desisti no próprio dia... já lá vão mais de dois meses. Só que a partir daí o meu sofrimento tem sido uma Via Sacra. Durante semanas recebi imensas chamadas telefónicas para marcar um novo dia para a instalação de algo que não queria e que tinha devidamente informado.
Não os quero maçar com a lengalenga estúpida. Repeti sempre a mesma coisa. Tirem-me do raio do sistema. NÂO QUERO..
Mas de nada serviu. Um dia, recebo uma factura para assinar, com número de cliente atribuído. Telefonei esbaforida para o número indicado protestando a ousadia. Conclusão. Eu ainda estava indicada como potencial cliente. NÂO SOU, repito.
"Então rasge o contrato porque este deve ter sido emitido antes da senhora desistir». Mentira. Não pode ser. Eu desisti no próprio dia em que fui visitada pelos técnicos. Só quero que me deixem em paz. Tenho esse direito.
«Vou então deixar essa indicação", disse mesma voz não identificável.

Passaram-se dias e eu respirei fundo. Deixei de ouvir aquela introdução "daqui fala da PT", sabendo eu o que vinha a seguir e que me punha os nervos em pé.
Falso. Entrámos no ano 2009. E qual é o primeiro telefonema que recebo, imagine? Uma nova chamada do MEO. Hoje, há menos de duas horas.
"É só para lembrar que a senhora....»
NÃO. Não me lembra nada. Por amor dos deuses. Marketing não é isto. Serviço de clientes não é isto. Comercial não é isto. Isto é gozar com as pessoas. Juro que se receber mais uma chamada da PT a propor um serviço que eu rejeitei tenho de tomar medidas. Acabou-se a paciência para aturar uma empresa que dá a imagem que não sabe o que faz.

Etiquetas: ,


2009-01-02

 

A Mensagem de Ano Novo do Presidente

Não ouvi a Mensagem de Cavaco Silva ao vivo. Estava no cinema a ver "Austrália", filme muito longo para tão pouco cinema.

Depois imprimi, li e reagi: vago, embora as opiniões em meu redor de quem a ouviu ao vivo, fosse a de que a mensagem se traduzia no envio de recados a muita gente: aos políticos, as partidos, aos professores, ...

Pensando melhor, Cavaco Silva centrou-se no que se esperava. Colocou a tónica na crise, abordando-a contudo de luva branca face aos responsáves políticos portugueses.

Disse-o relativamente bem, com exagero de "devos", mas sem apontar prioridades, sem se comprometer a não ser muito vagamente. Neste campo, deveria ter sido mais afirmativo: por exemplo, nada disse sobre o refinanciamento da economia, das empresas e dos cidadãos, quando se trata da questão vital do momento. É preciso "falar verdade" da crise, disse, mas não cumpriu exactamente isto. Um presidente especialista da matéria tinha obrigação de usar esses seus conhecimentos, e adaptá-los às funções de Presidente e o momento oportuno era este.

Nesta abrangência de abordagem dos problemas, com realce para o défice externo (Cavaco Silva já alertara sobre a crise económica nacional em momentos anteriores), o Presidente chega atrasado. Perdeu-se em demasia com o Estatuto dos Açores, sem benefícios para o País desta "contenda".

Daí que a mensagem mesmo positiva, saiba a pouco num primeiro dia do ano que surge enroupado de vestes muito negras. Por alguma razão as bandeiras negras têm o significado que têm


2009-01-01

 

Primeiro dia de 2009 e o EURO

Enquanto se aguarda a 2ª mensagem de Cavaco Silva neste dia de ano novo e alguns constitucionalistas avançam que o Presidente, para ser coerente com a dureza e "rudeza" de linguagem usada na 1ª, deveria dissolver a AR, há acontecimentos que marcaram o Mundo em outras épocas e mesmo actualmente não podemos esquecer as guerras e, em especial, a de Israel/Hamas e do eventual corte hoje do gás à Ucrânia.

São situações delicadas e duras para os povos que vivem estas situações.

Mas dois acontecimentos separados no Tempo por 40 anos quero deixar aqui referidos.

A proclamação da Revolução em Cuba em 1 de janeiro de 1959 (50 anos) e o Euro em 1999 (10 anos).

Hoje mesmo a Eslováquia adere ao Euro e assim já lá vão 16 países europeus com esta moeda. Há 10 anos foram 11 os que iniciaram este caminho.

Os governos europeus da zona euro gostam de lembrar que as taxas de inflação nunca estiveram tão baixas e controladas, como após a criação da moeda única que ainda tem um longo caminho pela frente quer na Europa quer como moeda internacional.

O governo cubano (antes Fidel e hoje Raul) também gostam de recordar que a Revolução cubana valeu a pena, apesar da opinião dos seus detractores. Foi o que disse ontem Raul de Castro e certamente hoje irá repetir nos festejos de comemoração da revolução.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?