.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-03-30

 

OS SUBMARINOS DA AD BARROSO-PORTAS


Lisboa, 30 mar (Lusa) - Um cônsul honorário de Portugal terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Man Ferrostaal para ajudar a concretizar a compra de dois submarinos pelo Estado português em 2004, avança a edição online da revista Der Spiegel.
O Estado português contratualizou com o consórcio alemão German Submarine Consortium (que integra a Man Ferrostaal) a compra de dois submarinos U-214 em 2004, quando Durão Barroso era primeiro ministro e Paulo Portas ministro da Defesa.
De acordo com a revista alemã, a suspeita de corrupção contra a Ferrostaal, que atualmente é alvo de várias investigações na Alemanha, "é maior do que se pensava", visto que a empresa terá "não apenas pago, ela própria, luvas durante anos, mas também ajudado outras empresas a organizar este tipo de pagamentos".


Fonte: RTP

Etiquetas: ,


2010-03-29

 

[1962] O verdadeiro Pedro Passos Coelho

Acabo de assistir ao Jornal das Nove da SIC Notícias. Aquele do Mário Crespo. Estou sem palavras. Mário entrevistava Pedro Passos Coelho. O próprio, o verdadeiro Pedro Passos Coelho. Crespo exultava de alegria por cada poro e caiu redondo nos braços de Pedro Passos Coelho Ângelo Correia. O verdadeiro Pedro Passos Coelho não estava menos radiante com tanta mesura e explicou ostensivamente, minuciosamente, com verdadeiro conhecimento de causa o que ia ser a política do PSD a partir de agora. A estratégia e a táctica, as iniciativas orgânicas e as atitudes para com certos caciques derrotados, como aquele Sr. lá da Madeira. Exigiu mesmo, como se espera de um real Presidente do PSD explicações ao "Bokassa" da região Autónoma. Deliciei-me. Ângelo Correia O genuíno Pedro Passos Coelho explicou com clareza como vai ser a coisa. A coisa do PSD. As explicações dadas pela fonte são sempre mais claras.
E foi tudo dito preto no branco sem um disfarce. Foi um discurso limpo, claro, dito em primeira mão, por quem sabe. Ah grande Ângelo. Disse que não vai para essa chatice de um qualquer lugar de proa do partido. Vai ajudar, isso sim, se lhe pedirem (modesto). Assim - digo eu - uma espécie de Deng Chiao Ping.

Etiquetas: , ,


 

[1961] Mau momento para a visita do Papa

O que se vai sabendo sobre pedofilia e abuso sexual de crianças e até de crianças diminuidas física ou mentalmente por alguns padres e alguns bispos (só alguns, percentualmente poucos, mas...)   por esse mundo fora, Europa, Américas, Austrália está a dar uma imagem excessiva de horror sobre o clero e a Igreja Católica. Na comunicação social até já se fala do Gulag da Igreja.
Tão chocante é o horror dos abusos sexuais por quem usufruia da tutela espiritual sobre crianças indefesas como o seu sistemático encobrimento pela hierarquia da Igreja.
As iniciativas do Papa e de Roma para condenar esse passado de opróbio tem sido veementes. Mas simultaneamente procuram ainda, na medida do possível, deixar os criminosos entregues apenas à condenação interna e regulamentar. O bom nome da Igreja exige uma atitude mais firme. Sem contemplações com tais crimes e a sua resoluta entrega à Justiça.
Sobre Portugal sabe-se pouco porque tudo continua ainda, ainda... sob segredo, vergonha e medo. Mas Casa Pia, Oficinas de S. José, orfanatos e outras casas piedosas para crianças abandonadas ou sem amparo não deixam de estar sob suspeita. 

Etiquetas: , ,


2010-03-28

 

Para onde "marcham" as Pousadas de Portugal?

Já me tinham dito que a qualidade de serviço nas Pousadas de Portugal estava a abastardar-se.

Já tinha tomado contacto com esta situação há um ano atrás.

Mas esta semana estive no 1º congresso de turismo do Alentejo, em Beja, e tendo ficado alojado na Pousada de São Francisco verifiquei quanto, de ano para ano, a má qualidade impera. Desde a qualidade da refeição ao atendimento, ao tratamento dos arredores, a pousada está a léguas do que já foi. Um mal que se alastra a muitas outras.

Só me interrogo se a concessão das Pousadas de Portugal ao grupo Pestana não tem uma cláusula de exigência de qualidade. E se a tem quem monitoriza? Ou faz-se olhos mortos por ser o grupo Pestana, o maior grupo de turismo português a prestar um mau serviço ao turismo nacional? Porque de mau serviço se trata com graves consequências neste sector de actividades considerado estratégico para a economia do país.

Com esta imagem, Portugal não vai longe no turismo...

Etiquetas: , , ,


 

[1960] Chegará um "Jotinha" a 1º Ministro?

Pedro Passos Coelho com 27.000 votos e 61%, arrasou a concorrência. Por isso maior a responsabilidade.
Paulo Rangel ficou-se surpreendentemente pelos 34%, José Pedro Aguiar Branco foi castigado com 3,6%, e Castanheira de Barros ficou perdido no meio de uns 0,26%.
PPC é o 6º presidente do PSD em 6 anos. De 2004 a 2010 presidiram ao PSD Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho.  Chegará o actual líder do PSD, o menos cavaquista dos concorrentes, a 1º M ? Desconfio que não.
Não consigo ver este afável e simpático presidente do PSD senão como o presidente da J. do PSD. Um Jotinha do aparelho agora já pai de três filhas.
Era muito neoliberal, creio que por ser moda, até queria privatizar a CGD (bem... agora, incrivelmente até Sócrates quer privatizar os seguros do grupo da CGD) mas a grande crise mundial veio pôr em cheque tais políticas.

Etiquetas: , ,


 

[1959] Assim vai o reino de Portugal

A remuneração dos administradores da Portugal Telecom  em 2009 foi de 5,3 milhões de euros em salários fixos e 6 milhões de euros em prémios. [DN 17 de Março de 2010].

A remuneração do presidente executivo é a que consta do quadro seguinte de acordo com a fonte citada.
 CEO da PT em 2009Remun. fixaPrémiosRemun. Total
Anual711.0001.794.0002.505.000
Mensal (14 vezes p/ano)  50.786 128.143178.929
Valor em salários mínimos113285398

O salário mínimo em 2009 foi de 450 euros por mês e com este rendimento e ainda menos vivem (sobrevivem ou morrem aos poucos) centenas de milhar de portugueses.

Portugal é dos países da União Europeia onde a desigualdade, o abismo entre os mais ricos e os mais pobres, é maior.
Quantas pessoas é necessário condenar à degração material e moral para alimentar estes gestores de muito alimento?  Estas remunerações não escandalizam ninguém ?

Não estou a sugerir que estes e outros bons portugueses (quantos milhares?) que a corrupção institucional da ordem vigente alimenta escandalosamente à custa do resto da comunidade deveriam ganhar o salário mínimo. Que diabo, alguns têm mérito, por isso deveriam ser bem pagos, digamos o dobro ou o triplo do que ganha o presidente da república ou dito de outro modo até uns 50 salários mínimos ou mesmo até um pouco mais nos casos comprovados de mérito excepcional.

Admito que alguns destes senhores até se sinta prejudicado e considere o seu um ordenado de miséria ao compará-lo com o de Jorge Jardim Gonçalves do BCP em 2005

Presid. CA do BCP
em 2005
Remun. fixaPrémioRemun. Total
Por ano990.0004.820.0005.810.000
Por mês 70.714344.286415.714
Valor em salários mínimos1899211.110

O salário mínimo em 2005 era de 373,64 euros. 
(Fonte suplemento "Economia" do DN de 2006-03-01)  [link]

Na injusta desigualdade social e do mundo do trabalho estamos em linha com a mais injusta e desigual Europa.

Etiquetas: ,


2010-03-27

 

[1958] Vitória do laicismo nas legislativas do Iraque

Iyad Allaoui (à esquerda), na oposição, venceu as eleições legislativas no Iraque contra todas as espectativas que davam o actual líder do Governo Nouri al-Maliki como o grande favorito. Numa assembleia com 325 lugares Allaoui obteve 91 deputados, Mallki 89 e a Aliança Iraquiana Unida dos xiitas religiosos da qual Maliki se tinha separado e fora a grande vencedora em 2005, ficou em terceiro lugar com 70 lugares.
A grande novidade é que Allaoui apesar de xiita, ao contrário de Maliki e da Aliança Iraquiana Unida defende o estado laico. Por isso teve o apoio maciço dos sunitas que assim voltam a ter representação política e a poder ter um papel institucional.
O partido do governo derrotado não quer reconhecer os resultados mas os observadores internacionais e especialmente os Estados Unidos consideram os resultados limpos e válidos.
Alloui apesar de garantir que " abrirá o seu coração a todas as forças políticas e a todos os que queiram reconstruir o Iraque" vai necessitar de grande habilidade para criar uma coligação que garanta um governo estável. [link]  

Etiquetas: , , , ,


2010-03-24

 

Não percebo nada... desta justiça no futebol

Meses transformados em jogos e ainda menos?!. 6 meses ou 4 transformados em 3 jogos?

Num país civilizado, estes senhores deveriam ter ido parar, no mínimo, à cadeia.

O presidente da Liga, Hermínio Loureiro, fez muito bem em demitir-se. Parece-me mesmo a única atitude digna no meio de toda esta bagunçada.

2010-03-23

 

É grave. ...Só 2 250€?!

Neste País, infelizmente, nada é a sério, nem sério.

Só 2250 € a multa que vai pagar cada clube, Benfica e Porto, por todos aqueles estragos que as suas claques fizeram quer no estádio quer às populações? Os senhores do futebol estão a gozar com a gente.

E já agora o sr. Salema Garção (penso que é este o nome da criatura) que incitou os adeptos do Sporting a tratarem mal o Simão não leva nenhum castigo? Outra vergonha.

Hoje ouvi uma boa: Quando é que as TV's começam a pôr bolinha vermelha nos jogos em que o Bruno Alves joga? De violência já basta.

2010-03-22

 

Obama ganhou ...

... Uma reforma profunda na saúde dos EUA.

Obama que tinha prometido na campanha uma reforma profunda na saúde que desse hipóteses aos americanos mais pobres ter acesso a cuidados de saúde, concretizou com grandes dificuldades embora essa vitória no Congresso.

Difícil. Clinton não tinha conseguido a reforma que Hillary preconizara. Agora chegou finalmente e com Hillary no poder. Os mais pobres ficam melhores.

Por cá muitas das promessas ficam na gaveta. Também já é tradicional que estas coisas aconteçam.

2010-03-21

 

A receita da 2ª circular ao Porto ...

... 3-0.

Fora isso só o Bruno Alves que teve três ocasiões para cartão vermelho directo. Mas os árbitros portugueses não têm obrigatoriedade de ir ao oftalmologista.

Comentários de um não benfiquista, mas gosta de ver futebol limpo e as regras de arbitragem cumpridas. Os nervos não justificam agressões.

2010-03-20

 

[1957] Somos todos iraquianos

O spam por vezes traz informação útil é o caso do que me trouxe a informação que se segue. É da PAGAN-Plataforma Anti-guerra Anti NATO. Não sei se os dados estarão exactos mas não se afastam do que tenho lido. É a tragédia da guerra ao Iraque em carne viva. Um crime hediondo e cínico. A civilização Ocidental. 
O Iraque era o único estado laico e "ocidentalizado" da região mas o seu sub-solo do Iraque é um gigantesco poço de petróleo. Os custos da guerra pagam-no os iraquianos em petróleo e sangue e o contribuinte norte-americano. Os lucros vão para os príncipes do dinheiro. É este o nosso, cada vez mais, "mundo livre".

"PAGAN condena a invasão e ocupação do Iraque
No dia 20 de Março, passam sete anos sobre a invasão e ocupação militar do Iraque.
Mais de um milhão de iraquianos mortos; Cerca de três milhões de deslocados (parte no estrangeiro); Quarenta mil (permanecendo actualmente) prisioneiros políticos;
Mais de 4700 baixas militares dos agressores;
Regresso (36 anos depois) da Exxon, Mobil, Shell, Total e BP aos campos petrolíferos, com contratos sem concorrência;
Entrega à Shell do campo petrolífero gigante da Majnoon,
é esse o balanço parcial de um país devastado pela guerra e pela ocupação estrangeira.
As "eleições" de 7 de Março não vieram certamente resolver o problema, uma vez que foram controladas pelos ocupantes e os sectores sociais anti-ocupação não participaram nelas.
A PAGAN condena vigorosamente a continuação deste estado de coisas – de um Iraque ocupado e do sofrimento do seu povo – e manifesta-se disposta à luta contra todas as formas de guerra, ocupação e opressão dos povos."

Etiquetas: ,


 

Preparar a visita do Papa

Acho que todos nós, agnósticos, ateus, sem fé, desiludidos, devíamos contribuir para que a visita do Papa fosse um sucesso.

Francamente, francamente, não sei o que é isso. Mas não tenho que me preocupar. Alguém de certeza que me explica.

Primeiro passo para o sucesso: exigir que o País pare, desde que o Papa põe o pé em Portugal até que sai. E para todos: Polícia, GNR, tudo. Então essa gente tem de trabalhar? Não pode ser. Se os nacionais param, é tudo. Acho que o Papa pode andar sem qualquer protecção. Então homem de paz!


Segundo passo, acho que devia haver uma absolvição plena para tudo o que cheire a pedofilia. Seria a forma mais fácil de resolver a Casa Pia e os casos da igreja se os houver, embora me pareça que isso é só lá pela Irlanda e EUA. Aliás a Portugal nunca chega nada senão quando chega, mas não interessa. Se chega pronto.

Terceiro passo, isentar a Igreja de todo e qualquer contributo civil. Então, a igreja não é do outro mundo?

Bom, recuando na história, a Igreja era muito mais terrena, gostava de arrecadar/cobrar dinheiro. Agora tudo é mais modernaço. O Estado que pague.

Sobre o que era a Igreja em termos de dinheiro vejamos este texto do passado que recebi hoje. Veio mesmo a calhar:
Assunto: A Taxa Camarae do papa Leão X

Um dos pontos culminantes da corrupção humana

A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontífice. Como veremos na transcrição que se segue, não havia delito, por mais horrível que fosse, que não pudesse ser perdoado a troco de dinheiro. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem violado crianças e adultos, assassinado uma ou várias pessoas, abortado… desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.
Vejamos o seus trinta e cinco artigos:
1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras, 12 soldos.
2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e não com mulheres, somente pagará 131 libras, 15 soldos.
3. O sacerdote que desflorar uma virgem, pagará 2 libras, 8 soldos.
4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras, 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão em consciência 4 libras.
7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas, pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentarão em consciência 6 libras.
8. A absolvição e a certeza de não serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incêndio, custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de um simples assassínio cometido na pessoa de um leigo é fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.
10. Se o assassino tiver morto a dois ou mais homens no mesmo dia, pagará como se tivesse apenas assassinado um.
11. O marido que tiver dado maus tratos à sua mulher, pagará aos cofres da chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, pagará 17 libras, 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.
12. Quem afogar o seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos [ou seja, mais duas libras do que por matar um desconhecido (observação do autor do livro)]; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.
13. A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribuído para a perpetração do crime, pagarão cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará menos 1 libra.
14. Pelo assassinato de um irmão, de uma irmã, de uma mãe ou de um pai, pagar-se-á 17 libras e 5 soldos.
15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e y6 dinheiros.
16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.
17. O bispo ou abade que cometa homicídio põe emboscada, por acidente ou por necessidade, terá de pagar, para obter a absolvição, 179 libras e 14 soldos.
18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras, 15 soldos.
19. O herege que se converta pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiçado, só poderá reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos, 9 dinheiros.
20. O eclesiástico que, não podendo saldar as suas dívidas, não quiser ver-se processado pelos seus credores, entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dívida ser-lhe-á perdoada.
21. A licença para instalar pontos de venda de vários géneros, sob o pórtico das igrejas, será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.
22. O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do príncipe contarão 87 libras e 3 dinheiros.
23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas autorização de comer carne e lacticínios nas épocas em que está vedado fazê-lo, pagará 781 libras e 10 soldos.
24. O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinência do que a que estava prescrita, pagará 146 libras e 5 soldos.
25. O frade que para sua maior conveniência, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, entregará ao tesouro pontifício 45 libras e 19 soldos.
26. O apóstata vagabundo que quiser viver sem travas pagará o mesmo montante pela absolvição.
27. O mesmo montante terá de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo.
28. O filho bastardo de um prior que queira herdar a cura de seu pai, terá de pagar 27 libras e 1 soldo.
29. O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.
30. O filho de pais incógnitos que pretenda entrar nas ordens pagará ao tesouro pontifício 27 libras e 1 soldo.
31. Os leigos com defeitos físicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagarão à chancelaria apostólica 58 libras e 2 soldos.
32. Igual soma pagará o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagará ao Papa 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagarão 45 libras e 3 soldos.
33. Os eunucos que quiserem entrar nas ordens, pagarão a quantia de 310 libras e 15 soldos.
34. Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefícios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos venderão por um preço moderado.
35. Quem por ter quebrado um juramento quiser evitar qualquer perseguição e ver-se livre de qualquer marca de infâmia, pagará ao Papa 131 librase15 soldos. Pagará ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras.
No entanto, para a historiografia católica, o Papa Leão X, autor de um exemplo de corrupção tão grande como o que acabamos de ler, passa por ser o protagonista da «história do pontificado mais brilhante e talvez o mais perigoso da história da Igreja».
(Fonte: Rodríguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica.
Terramar – Editores, Distribuidores e Livreiros -
(1.ª edição portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 – Anexo, pp. 345-348)
NOTA: Esta é a primeira vez que a Taxa Camarae do papa Leão X aparece na NET em português.




 

Precisamente há um mês, dia 20, sábado ...

... Deu-se a tragédia da Madeira.

Há que puxar pelas pessoas, dar-lhes alento e começar a fazer obra de forma programada e bem pensada, tendo em conta que fenómenos destes são cíclicos.

Há várias situações a repensar no Funchal e fora do Funchal. Por exemplo o leito da ribeiras e em especial a da Ribeira Brava. Mas há e segundo dizem os entendidos que tratar as zonas altas porque sem o tratamento adequado, não se resolve ou se reduzem os perigos face a uma nova tragédia.

Agora puxar pelas pessoas, pelas coisas, não significa inventar o que não houve.

A este propósito, li hoje num jornal económico algo escrito por quem não deve estar a ver bem a situação.

O que li tinha por título: "turismo de luxo já regressou à Madeira".

Não vale a pena inventar. Turismo de luxo a Madeira nunca teve, portanto não pode ter regressado.

"Inventar" coisas destas, por boa intenção que haja, não ajuda.

Ainda por cima a história deste regresso inesperado centra-se numa conversa com duas escocesas certamente de origem francesa, pelos nomes Jean e Anne, que jantam frequentemente no Golden Gate, veja-se diz o escrito: um dos restaurantes mais caros da cidade, o que não é verdade, pois apesar da excelente localização não tem qualidade para ser muito caro. De facto há bem melhores.

E as inverdades são muitas ao longo do escrito, como lojas de roupa, várias ourivesarias, etc, na rua Arriaga ...E além disso sempre me ensinaram que duas andorinhas não fazem a primavera.

Puxem, mas dizendo coisas certas e de forma não empolada.

 

Não há mais robalos!

Lei radical, diz a comunicação social, prepara o PS para não haver mais caixas de robalos. Provavelmente não com os mercedes ou outras marcas topo de gama. Só é preciso é que tais "prendas" não deixem rasto.

Tanta precipitação para mostrar o quê?

Esta precipitação de legislar a quente só revela pouco amadurecimento da condução do País e quase sempre só complica de futuro. De boas intenções sempre me ensinaram que está o inferno cheio (certamente o inferno da vida).

Haja algum bom senso, porque sentido faz muito pouco!!

2010-03-19

 

[1956] Prof. Martelo diz que é ao acusado que cabe provar que está inocente!


Foi ali, há pouco, no telejornal. Judite de Sousa interrogava o professor Marcelo:
- Que acha desta ideia de o PS chamar a Drª Manuela Ferreira Leite à Comissão Parlamentar de Inquérito para provar a acusação que faz de que o Primeiro Ministro mentiu?
- É uma estratégia para desgastar a Drª Manuela Ferreira Leite e para desgastar o PSD !- esclareceu, e bem, o professor que logo acrescentou "Agora acho que é o mundo de pernas para o ar"
E eu que estava tranquilo no sofá entretido a saborear o último golo de café ( uma mistura deliciosa e secreta de robusta com café da Colômbia)  ora eu logo arrebitei a orelha e dei-lhe toda, mas mesmo toda, a razão:  "é o mundo de pernas para o ar, sim Sr.", pois se a Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para desgastar Sócrates e o Governo... vai o PS quer agora desgastar a drª Manuela e o PSD ?
Mas o professor (de direito, dizem) saiu-se ainda melhor a seguir pois garantiu: « porque quem tem de demonstrar que não sabia do acordo [para a compra da TVI] é o primeiro ministro».
É a tão injustamente caluniada inversão do ónus da prova. E se digo "injustamente" é porque, como bem disse o professor Martelo, em certos casos é assim mesmo que deve ser. É o caso da excepção que comprova a regra.

Etiquetas: , ,


2010-03-18

 

[1955] Comissão de trabalhadores da TAP, afecta ao PCP, ao lado dos que mais ganham

[Vídeo]

Os sindicatos dos trabalhadores da TAP aceitaram um aumento de 1,8% mas o dos pilotos não aceitam. Para evitar a greve que os pilotos querem fazer entre 26 e 31 de Março, no período da Páscoa, que causará um prejuízo de 30 milhões de euros à TAP e ao país foram-lhes oferecidos aumentos entre entre 3,73% e 6,6%, mas exigem mais.

"Segundo a tabela salarial, um Comandante da TAP aufere um vencimento base mensal ilíquido de 5886 euros, um 1.º Piloto de 4475 euros e um 2.º Piloto de 3865 euros. A companhia propunha um aumento para 6275, 4675 e 4000 euros, respectivamente, o que, juntando ajudas de custo, subsídios complementares e ganhos de produtividade configuraria um aumento de 8,88% para comandantes e 8,55% para pilotos."

Com os extras o salário base do comandante sobe para os 8.000 euros. Muitos deles vieram do Força Aérea onde toda a formação foi à custa do Estado.

"É a primeira vez na história da transportadora aérea que uma manifestação espontânea tem esta intensidade. É a primeira vez, também, que há uma revolta interna entre funcionários da empresa. "

Mas a Comissão de Trabalhadores, afecta ao PCP, é contra a manifestação e a favor da greve dos "trabalhadores" de 8 mil euros ao mês.

Ali no vídeo o porta-voz explica que não apoia a manifestação dos trabalhadores da TAP de repúdio à greve para não desviar as atenções da privatização. Mas então o partido do proletariado não pode ser contra a privatização e simultaneamente contra a ganância duma elite que ganha por mês 20 salários mínimos e quer ter aumentos maiores que os restantes trabalhadores? [link]

Etiquetas: ,


 

Euro e União Europeia em 2019

É interessante este exercício de antecipar o que poderá ser a UE daqui a cerca de 10 anos.

Foi esse o desafio que a Revue d' économie financière, nº 96 de Janeiro último fez, convidando uma vintena de economistas europeus para opinar sobre o tema, a pretexto dos 10 anos da moeda europeia celebrados em 2009.

O euro hoje é utilizado por 328 milhões de pessoas em 16 países, o que torna a UE a segunda maior potência económica mundial.

Em 2019, a zona euro (se mantiver a actual composição) apenas representará 4,4 % da população mundial e 12% do PIB, quando em 1999 era de 5,2% da população e 18,7% do PIB (em 20 anos são baixas significativas sobretudo no PIB).

O alargamento da zona euro no horizonte 2019 divide os economistas. Uns quantos economistas defendem o alargamento aos novos países da UE, outros defendem a actual configuração.

Os que são contra o alargamento alegam em seu favor que tal implica fortes mexidas no funcionamento do BCE. Muitos dizem que a crise económica mundial introduziu problemas novos na zona euro que urge ajustar durante os anos 2010, antes de qualquer alargamento.

Contudo, nenhum dos peritos questionado antevê mudanças radicais para a zona euro daqui até 2019, nem que o domínio do dólar venha a ser posto em causa neste período.

2010-03-17

 

Este país anda mesmo muito desalentado

Para além do PEC em que dificilmente se vislumbra o impacto económico de certas medidas, como o de tanta privatização para quê e sobretudo de forma tão atabalhoada, ficando o Estado sempre com os cancros da situação. Houve antes o défice de 2009, em que os atrasos na difusão da realidade são incompreensíveis. E se o governo foi de facto surpreendido com a dimensão do défice, pior. Trata-se de um défice pouco claro tanto mais que a economia, tendo tido um mau desempenho, não justifica tanto défice. Há qualquer coisa que nos falha. Atrasos, perdões!!. Há os casos BPP e BPN que nunca mais têm fim, quando casos como o BPP , se o mercado na realidade tivesse funcionado, a falência teria resolvido a situação sem problemas. Há toda a confusão em torno da PT, algo que poderia ter sido desnecessário. Bastava tudo ter sido claro.

Em domínio algum, deixa de haver problemas, reais ou fabricados.

Estamos fartos de tudo isto e não vale a pena assobiar para o lado.

Até na Madeira que parecia que tudo iria correr bem, erros crassos de nomeação da equipa por parte do governo regional vai de certeza trazer grandes problemas. Não se percebe porque é nomeado o Vice e não o Secretário Regional das Finanças ou do Equipamento. Razões de partido, certamente. Não os interesses dos madeirenses residentes.

Enfim, tanto lá como cá, a situação está algo negra.


2010-03-15

 

O caso da REN é escândalo

Bem sei que não foram ainda aprovadas as benesses para os corpos sociais relativos a 2009. Bem sei que a atribuição ainda vai à comissão de remunerações. mas deve ser um pró forma.

Mas existiu um facto. Osector Estado, via Parpública, fez uma proposta para limitar esses bónus no máximo a 6 meses de ordenados. E no que se refere a 2009, o sector privado da REN entende que o desempenho não justifica qualquer distribuição de bónus e por isso votou contra. Foi isso que ouvi de Filipe Botton.

Mas a proposta de princípios do Estado é um escândalo. Na actual conjuntura em que foi decretado o apertar do cinto há alguma ética avançar-se com esta proposta?

A penalização é para 6 meses, quanto é que não seria antes?

 

[1954] PSD "estalinista"

"O Congresso social-democrata aprovou..., domingo, uma alteração estatutária proposta por Pedro Santana Lopes que determina a expulsão dos militantes que apoiem, sejam mandatários ou protagonizem candidaturas adversárias às apresentadas ou apoiadas pelo PSD.
A mesma proposta de Pedro Santana Lopes pune com a suspensão de membro do partido até dois anos ou com a expulsão os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, directrizes e regulamentos do PSD, especialmente se o fizerem nos 60 dias anteriores a eleições.
Esta proposta foi aprovada no XXXII Congresso do PSD, em Mafra, com 352 votos favoráveis, 102 abstenções e 76 votos contra."

A coisa está preta. É que com o congresso do PSD a terminar em desastre, vai ser necessário mais Freeport, mais Face Oculta, mais Sol, mais escutas, mais Manuela Moura Guedes, mais professor Marcelo, ruído quanto baste que faça esquecer o terramoto de Mafra com epicentro na norma "estalinista" da expulsão de militantes por delito de opinião.

Esta "boa" ideia de Santana Lopes pode não ter sido inocente. Já que isto não é para mim não será para ninguém. E lá foi por água abaixo a tão preparada ficção da falta de liberdade de expressão imposta pelo governo de Sócrates, fica diminuida a inventona do controlo da comunicação social pelo mesmo Senhor, e agora como credibilizar a asfixia democrática espantalho empalhado na Marmeleira que Manuela Ferreira Leite carregou ao colo durante toda a campanha eleitoral para as legislativas?

Consultei o meu vizinho o Senhor Antunes, expert em assuntos de política partidária.
-  Que lhe parece isto? Será que foi inspirado nos estatutos do PCP como já para aí dizem?
- Disparate - garantiu-me com um enrugar de sobrolho que me convenceu - lá no pc não são parvos, nem nunca iriam fazer congressozecos destes para Mafra...
- ?
- Expulsaram expulsam veja o caso de Barros Moura e de Mário Lino, mas nunca poriam uma norma destas, mesmo  estalinista, nos estatutos. Só mesmo este grupo do velho cavaquismo...

Etiquetas: ,


 

[1953] Ainda a alteração "estalinista" dos estatutos do PSD

«Na opinião do antigo ministro e ex-líder do partido [Marques Mendes] , "uma norma desta natureza pode retirar ao PSD autoridade moral e política para criticar o governo quando se fala na tentativa de limitar a liberdade de expressão".
Luís Filipe Menezes vai ao encontro da mesma ideia: "Qual é a autoridade moral do PSD para estar a falar da tentativa de controlo dos órgãos de comunicação social e de limitação da liberdade de expressão e passar este sinal de dentro do partido?"
...
«A líder cessante é que aplaudiu a proposta de Santana Lopes. "Acho muito bem", disse Ferreira Leite.
Jorge Bacelar Gouveia... : "Põe em causa o princípio sagrado do Estado de Direito da liberdade de expressão", refere o deputado que também é constitucionalista.
O penalista Costa Andrade também considera as novas normas estatutárias do PSD "politicamente inaceitáveis e constitucionalmente insustentáveis". E lembra que "o PSD é um partido de liberdade, onde as ideias se impõem pela sua validade intrínseca e não pelo silenciamento dos que pensam coisa diferente".
O constitucionalista Pedro Bacelar Vasconcelos considera igualmente que aquela norma sancionatória "é perigosa" porque indiciadora de um "limite à liberdade de expressão". [link]

E assim num minuto se pode perder o trabalho de meio ano. A raposa anda há meses disfarçada de guarda do galinheiro, a defender a liberdade de expressão perdida pela Lusitânia, a segurar o "Estado de Direito ameaçado" por Sócrates (ou mesmo perdido, na versão europeia de Paulo Rangel) e agora, num momento de pura leviandade, à "menino guerreiro", vai a raposa alça o rabo lampeira e revela que o guarda do galinheiro não é guarda mas raposa esfomeada.
Há dias em que não se pode ir para congressos.

Etiquetas: ,


2010-03-14

 

[1952] A coisa está preta



















L'empire des lumières, 1954  de René Magritte à primeira vista parece uma banal pintura realista. Observando melhor o contraste entre o céu e a paisagem surge verdadeiramente chocante. A paisagem continua às escuras em pleno dia. Lembrei-me da célebre pintura ao assistir, pela tv, ao Congresso do PSD.

Etiquetas: , ,


2010-03-13

 

Um Congresso "sui generis"

Da parte da manhã nada ouvi, mas soube que houve muita agitação nas hostes.

Na parte da tarde, ouvi aqui e ali sobretudo enquanto circulava de carro e achei algo exótico: a primeira vez falava Marcelo, ex-presidente; a segunda vez, Santana Lopes, ex-presidente; a terceira Marques Mendes, ex-presidente. Como o presidente da mesa do Congresso também é um ex-presidente e também soube que Ferreira Leite de caminho para ex- falou de manhã é de facto um encontro muito giro. Um encontro de ex-

Só que podiam ter-se encontrado aí num sítio mais simpático tomado um copo e pronto diziam uns aos outros o pouco que tinham para dizer que se resume em pouco: batendo no peito somos os messias deste país.

Esta minha sugestão não podia ser. Era de certeza menos custosa, mesmo com os copitos para o avantajado .Mas faltava-lhes auditório e sobretudo as TV's

 

Cavaco, personagem "única", como Presidente

Segundo as sondagens, o Presidente Cavaco Silva não está a agradar na sua governação aos portugueses, pelo menos na medida dos seus antecessores.

Ainda hoje as sondagens dizem que se houvesse eleições presidenciais agora, Cavaco Silva teria de sujeitar-se a segunda volta e aí ...

A entrevista à RTP nada trouxe de novo, para além de umas ferroadas no governo. Cavaco teve/tem dificuldades em descolar das escutas e a não demarcação do seu assessor, antes pelo contrário a sua demissão seguida de colocação noutro cargo cheira muito a esturro. E como o povo não é parvo, não engole tudo ... percebeu que nem tudo é transparente lá por Belém. Até manipulação da comunicação!

 

10 anos depois...

.. Chega a tribunal um desfalque de 10 milhões de euros no casão militar. Um polaco, armado em representante do exército polaco, concebeu uma burla junto do casão militar através de uma encomenda fictícia com uma claúsula de indemnização, caso não fosse cumprida. O casão não cumpriu e a empresa de que era dono o polaco é indemnizada. Entretanto, é descoberta a burla e o polaco "compra" os militares portugueses responsáveis da Instituição para guardar segredo. E depois entra em outros negócios com eles.

Resumindo e concluindo, constituiu-se uma rede de burladores do Estado que provocou um rombo no exército português de 10 milhões. E destes dez milhões é a pergunta que fica: qual vai ser a indemnização do Estado? Melhor não se trata de indemnização mas de recuperação.

Aguardemos pelo julgamento. Mas ao ritmo da nossa justiça, com jeito ainda acaba tudo em prescrição.

Mas uma coisa é garantida: os 10 milhões de há 10 anos mais os gastos que o Estado teve com o processo, pouco será recuperado.

2010-03-10

 

Os seguros da Caixa Geral de depósito e o PEC

Não li ainda o PEC. Não sei mesmo se há disponível alguma versão completa. Mas nem as 10 páginas do Portal do Governo li. Essas sei que estão disponíveis.

No entanto, segundo entendi nas privatizações eventualmente estarão incluídas as empresas de seguros e participações da CGD.

Antes de abordar a questão das privatizações, gostava de colocar uma reflexão a partir de uma interrogação para mim importante: Deverá ou não o Estado ser detentor de um grupo económico? Detentor não de um conjunto de empresas sem nexo entre si, mas de um grupo económico, com estratégia de grupo, com gestão de grupo, com organização de grupo ?Trata-se de uma questão que nunca senti discutida em profundidade

Um grupo ou empresas públicas dispersas são duas situações e duas lógicas nas antípodas. Ter empresas de Estado, autónomas pode eventualmente fazer sentido, num ou noutro caso, mas quase sempre sem grande impacto na economia e, sem constituir uma alavanca de intervenção forte no mercado. Neste caso a discussão da privatização torna-se uma questão menor.

Agora se se admite que o Estado deve ser detentor de um grupo económico forte, a situação muda completamente de figura, porque nesta situação há que formatar o grupo tendo em conta o interesse público e a base económica e as finalidades do grupo.

Vou por esta segunda via e, neste caso, tenho dificuldades em perceber que se sacrifique a área de seguros da CGD, quando entendo que a Caixa deve ser a cabeça do grupo Estado.

Um grupo económico do Estado forte, organizado na base da racionalidade económica desempenha funções económicas de exemplo e de defesa do interesse público. É muito mais eficaz na maioria dos casos que a função da regulação entregue a estruturas de regulação que, sendo necessárias em certos casos têm sempre um papel de complementaridade. O grupo económico de Estado não tem papel de polícia mas uma acção exemplar em vários domínios.


 

Jornalismo criativo

Ferreira Fernandes é um jornalista criativo e a escrever com humor. Agrega ainda duas outras vertentes, escreve saber em curto espaço. Por vezes grande filosofia em curtas linhas. Por isso não gosto ou gosto pouco da grande maioria dos filósofos: levam-nos muito do nosso tempo para ler as suas teorias que quase nunca se entendem. Politicamente incorrecto já sei, mas não corrijo.

Na sua crónica The Machinee J. E. Moniz de hoje, o tema é José Eduardo Moniz na Comissão de Ética da AR. O humor lá está.

2010-03-08

 

Venha daí o cadáver!

O Presidente do Governo Regional da Madeira afirmou que os inertes e as lamas das enxurradas da tragédia de 20 de Fevereiro deverão ser para conquistar espaço ao mar, certamente na ânsia de tornar a Madeira maior. Aumentar o seu reinado.

Miguel de Albuquerque, presidente da Câmara do Funchal, não alinha nesta visão.

À partida não alinho por nenhum. Mas gostaria de ouvir quem sabe e não só os ambientalistas que estão contra Jardim.

Mas o disparate já está no terreno.

Alberto João Jardim começou a disparar ao afirmar: "Quem não concordar tem de me derrotar eleitoralmente ou ao candidato que o PSD apresentar". Só por cima do meu cadáver é o que isto quer dizer.

É de todo evidente que se trata de um repto a Albuquerque.

Miguel Albuquerque esteve bem em todo o processo da tragédia e Jardim acabou por não brilhar quanto queria. Teve de repartir dividendos, o que lhe custa sempre muito.

Nestes termos, venha daí o cadáver.



 

[1951] Costa Martins e Sousa Monteiro morrem em queda de avião

Quando na tarde de Sábado, 6 de Março, o Comande José de Sousa Monteiro pilotava um pequeno avião de sua propriedade, próximo de Montemor o Novo, por razões ainda desconhecidas, o avião caiu e provocou a sua morte assim como a do seu acompanhante o capitão de Abril, ex-ministrodo Trabalho, agora coronel piloto aviador reformado, Costa Martins.
Na véspera Sousa Monteiro tinha-me telefonado às 16h e 49 minutos (os telemóveis agora permitem-nos guardar o histórico de todos os contactos ao minuto ou ao segundo) mas como passei o dia num seminário com o telemóvel desligado não atendi essa e outras chamadas. Contrariamente ao que me é habitual não lhe respondi logo que tomei nota da chamada. Calculava do que se tratava. Combinar um almoço com outro amigo, talvez com Costa Martins com que me queria apresentar. Só lhe respondi no Sábado, às 18h e 49m (registo de telemóvel!) mas não me atendeu. Teria acabado de encontrar a morte. Por isso quando me comunicaram o brutal acidente, umas horas depois, a notícia constituiu um choque brutal.
Saber que o acidente vitimara também Costa Martins ainda mais adensou o choque da notícia.



Sobre Costa Martins ler Correia Pinto que com ele privou [link]

Notícia do Correio da Manhã, 07 Março 2010 - 16h15. [link]
_________________
Nota: encurtei o texto.

2010-03-07

 

Todos com o olho no PEC

Ainda conhecemos muito pouco do PEC.

Apenas sabemos que os funcionários públicos já estão a pagar a factura por aquilo que os senhores da Alta Finança fizeram. Os senhores da Alta Finança de cá, caso do BPP, até já ameaçam o BP e o MF. Interessante. Não o deixaram falir como deveriam ter feito e, por isso, nada melhor, levam processo. Não está mal!! Não estamos na Islândia, o que é pena. Negar-se a pagar a fraude.

O PEC é, porém, outra coisa. è um pouco o futuro do país que começa a estar em causa. Oiço várias entidades a dizer que as medidas têm de ser muito duras.

Já percebi que alguns dos que dizem não são nada afectados por essas medidas. Até alguns estão de fora ,do lado daqueles que andam na invenção de esquemas para pagar menos impostos.

As expectativas ficam com aqueles que já sabem mais uma vez quanto nos vai sair do bolso.

Mas gostava de encontrar certas respostas. Ainda hoje Carvalho da Silva, líder da Intersindical, levanta uma questão interessante e premente, na sua entrevista ao DN: como é possível que as receitas fiscais tenham caído 5 vezes mais que o consumo, ou então, porque é que muitos portugueses continuam a não pagar impostos ou a pagar pouco?

Na realidade, só quem não se esquiva aos impostos, porque não pode, são mesmo os trabalhadores por conta de outrém. De resto, até se faz "gala", em ostentar, que se foge aos impostos. E muitos destes são tão bons cidadãos que até se apelidam de "revolucionários"!!!. Só falta mesmo. A bem da Nação.



 

O perigo da história única

Vale a pena ouvir, apesar de um pouco longo. É só clicar
http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html


2010-03-05

 

Manuela Moura Guedes

Manuela Moura Guedes acusou a directora da PJ de Setúbal, na comissão de ética, de ser permeável aos telefonemas dos assessores do PM. Moura Guedes acusou António Vitorino de ter feito pressões, junto da PRISA, para a afastar do Jornal Nacional da TVI. Moura Guedes afirmou que os magistrados Vitor Magalhães e Pais Faria tinham ameaçado demitir-se por considerarem que a investigação do caso Freeport não estava a ser feita convenientemente por causa da inspectora da PJ de Setúbal.

Todos desmentiram Manuela Moura Guedes, mas que se saiba só a inspectora vai processar a dona Moura Guedes.

É de se questionar, então uma afirmação destas, se é falsa, não é grave, fica assim? Será que não acreditam que se faça justiça? Ou isto tudo não passa de uma palhaçada?

 

[1950] Escutas e Conversa de café

- Finalmente, finalmente consegui uma escuta. Era o meu vizinho, o Sr. Antunes, no café do largo. Quase gritava de excitação. Até a D. Maria que estava a lavar as chávenas deixou a loiça à pressa para se abeirar e ouvir melhor.
- Como assim? - Picava-o um que não conheço daqui.
- É do Balsemão.
- Conta, conta, afoitava-o uma do 6º andar, a Teresa Balsinha.
- Está aqui. Já transcrita e tudo.
- Lê, lê, lê alto - disseram vários em uníssono com aquele ar guloso de quem lê o Sol e a Moura Guedes.
- Então calem-se todos - e o Sr Antunes ganhou a pose do "Pequeno Arquitecto" e com a voz bem colocada gemeu:
- Tá? Tá lá, és tu oh Francisco?
- Sim sou eu, quem querias que fosse, a secretária não disse que ia passar?
- Ah... É sobre o plano para controlar a comunicação social, porra! Há mesmo plano ou não?
- Sim, é claro, há plano pois.
- Então confirma-se tudo, olha o cabrão. Mas falaste com o Sócrates ou com o chefe de Gabinete...?
- Eu? Eu não. A que propósito é que ia falar com eles?
- Então falaste com os espanhóis da Prisa?
- Claro que falei.
- Então ele mentiu mesmo no Parlamento. Que ganda filho da p...?
- Ele quem?
- Porra, o Sócrates fod...
- Mas do que é que estás a falar?
- Oh Francisco, mas de que há-de ser, porra, do plano do Sócrates para o controlo da comunicação social!!
- Do Sócrates? Chiça. Estou a falar é do meu. Quero lá saber do Sócrates.
  
Gerou-se um pandemónio no café... Só visto. Tudo a falar ao mesmo tempo, a esbracejar, a bravejar. Porque uns eram pelo Sócrates outros pelo Balsemão e o PSD (pareceu-me que mais do lado do Rangel) e a Balsinha, que pela conversa se desconfia que é do Bloco, quase berrava porque ninguém lhe estava a dar importância.
Que isso do Sócrates é que é controlo da comunicação social. Do Balsemão não porque é privado. Está no direito dele - Explicava o Sr. António, dali do BES, mesmo ao lado do café, com ar suficiente e que todos escutam porque é doutor.
Então o Sócrates - gritava outro, que para ele quem toca no Sócrates "leva" - então o Sócrates que é eleito e tem os votos do povo não pode e o Balsemão lá porque tem a massa já pode.
Não houve cabeças partidas mas a gritaria foi mais que muita. Até a D. Maria, ciosa da restante clientela, a pretexto de levar as chávenas vazias, pediu - com licença, com licença, vá, vá, vamos lá com calma.

 

Paulo Rangel e o vazio

Não vi ainda nenhum debate por inteiro entre os candidatos a líder do PSD.

Mas já me apercebi que a ida para Bruxelas fez mal a Paulo Rangel. Ficou esvaziado da cabeça.

Ideias para o País nada. Faça-se justiça, o homem teve aquele grande desarrincanso. Um ministro do planeamento com 5 secretários de Estado, os presidentes das CCDR's. Tanto tempo a pensar em romper e rompeu no disparate.

Até Pacheco Pereira considera que ele não está a sair-se bem. Pacheco tem um pouco de azar nas escolhas

2010-03-04

 

A greve de hoje na Função Pública

Pouco interesse tem a sempre desgastada divergência de percentagens entre governo e sindicatos. Ninguém acredita em nenhuma das partes, embora exista sempre uma grande diferença entre a dita adesão às greves e os efectivos descontos. E neste aspecto costuma haver um fechar de olhos às faltas que depois não entram nos descontos por adesão à greve.

O que interessa nas greves são as causas e o enquadramento.

A greve de hoje goza de um enquadramento "irritante" para a função pública. Aos funcionários públicos, o governo impôs o congelamento de salários sem qualquer negociação, que efectivamente são mais baixos que os das empresas públicas que também iriam em teoria ter salários congelados e afinal parece que não. Cada Administração de empresa alegou esquemas de não alinhamento na intenção do governo e, aparentemente, o governo cedeu. Demasiado irritativa é esta situação.

Segundo, as causas. E a primeira questão é porquê só os funcionários públicos são chamados a pagar a crise? Não se vê em que outras áreas se estão a implementar medidas para a redução das despesas. Muito pouco ético e justo pagar a crise quem muito pouco contribuiu para ela.

2010-03-03

 

"Coisas" sem ética mas muito elucidativas

Acabo de ler num jornal de grande tiragem mas sob o qual o meu juízo de valor é bastante fraco porque em termos de análise informativa o considero demasiado enviesado que Partidos Políticos pediram dinheiro a C. Smith a quando do caso Freeport.

Não acho nada estranho, mas apenas indecente. Não acho estranho porque já ouvi tantos e tantos relatos de casos semelhantes relativos a vários sítios, de pessoas que considero e que viveram até a situação.

Esse jornal trazia a verba a dar a cada partido e estão lá todos mencionados com excepção do Bloco (penso que ainda não teria expressão naquela data). Não discuto se foi exactamente assim mas cada vez menos acredito em virgens (em certas situações ainda bem para as ditas).

Tirem a moral da história!!

 

A reconstrução da Madeira

As obras para a reconstrução da Madeira decorrentes da tragédia que se abateu sobre a zona sul da Ilha da Madeira, no dia 20 de Fevereiro, estão avaliadas de forma provisória em 1,4 mil milhões de euros.

É público que houve um entendimento entre o Governo da República e o Governo da Região no sentido de avançarem com estas obras na base de uma lei especial que vai vigorar por 2 a 3 anos, período considerado necessário para a reconstrução.

Isto significa que temporariamente a Lei das Finanças Regionais que tanta discórdia deu entre os dois governos está suspensa. Nada contra.

Foi ainda constituída uma comissão paritária entre os dois governos para gerir todos estes processos, decisão oportuna e positiva.

No entanto há uma questão complexa e que urge saber a resposta pois penso que tem de ser equacionada.

A dívida pública da Região Autónoma da Madeira segundo um estudo recente do BPI (20 de Janeiro de 2010) ascende a 4620 milhões de euros. Há quem refira que é mais da ordem dos 5000 milhões.

Mas independentemente de ser um ou outro ou até um terceiro valor trata-se de um valor elevadíssimo face a capacidade de pagamento da Madeira. Vejamos que a dívida dos Açores se situa nos 917 milhões segundo o mesmo estudo.

Daí que se coloque a questão do refinanciamento deste elevado montante de dívida.

Este é de facto um problema da competência do Governo Regional, mas que urge ser visto pois pode trazer entraves ao processo já gisado.

2010-03-02

 

Um Nonsense?!

Expliquem-me pois ainda não percebi porque seria condenável a PT adquirir a TVI.

Se fosse um negócio estratégico para a PT e houvesse acordo porque não comprar?

O que é que o consentimento do governo para a efectivação do negócio teria a ver com a liberdade de informação ? Uma confusão de dimensões.

Lá porque o Primeiro Ministro criticou o jornal de Moura Guedes, isso impedia eticamente a compra da TVI pela PT?

Afinal o que está em causa é a liberdade de opinião política do PM.

Agora percebi.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?